CAMPUS MARICÁ

Formatura

IFF Maricá realiza cerimônia de colação de grau antecipada para concluintes do Curso de Edificações

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 17/03/2022 19h52, última modificação 17/03/2022 19h52
Após três anos de estudos, estudantes receberam o tão sonhado certificado de conclusão do curso, de forma antecipada, por terem sido aprovados em cursos superiores ou seleções para emprego na área.
Colação de Grau no IFF Maricá

A cerimônia aconteceu no auditório do campus

A tarde desta quinta-feira, dia 17 de março, foi especial para 22 estudantes do último ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Após três anos de estudos, eles receberam o tão sonhado certificado de conclusão do curso, de forma antecipada, por terem sido aprovados em instituições de nível superior ou selecionados para oportunidades no mercado de trabalho. A cerimônia aconteceu no auditório do IFF Maricá, com a presença dos diretores do campus e da equipe de Registro Acadêmico, além de familiares e ex-alunos.

"Em meio a um período de tantas turbulências, o êxito de vocês em vencer mais uma etapa nos enche de orgulho e esperança. E lembrem que o IFF é a casa de vocês, então sejam sempre muito bem-vindos para retornar, seja em projetos, participação em nosso conselho de campus e em futuras oportunidades de capacitação em nível pós-técnico", afirmou o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, em sua fala aos estudantes durante a cerimônia, em que agradeceu também às famílias dos alunos pela confiança depositada nos últimos anos.

A antecipação da colação de grau é realizada de forma excepcional para estudantes que concluíram a maior parte da carga horária do curso e tenham sido aprovados em processos de seleção para o nível superior ou para vaga de emprego que exija a formação técnica. O grupo de formandos desta quinta-feira é composto por estudantes que ingressaram no IFF Maricá no 1º semestre de 2019 e, nos últimos dois anos, em decorrência dos reflexos da pandemia da Covid-19, tiveram a maior parte do conteúdo formativo cursado por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

"Essa geração que está aqui não pode ser vista como a geração que foi prejudicada pela pandemia, mas sim como a geração que conseguiu superar todas as dificuldades que foram impostas no processo educativo. É muito importante ressaltar isso. Foi um desafio para toda a nossa comunidade escolar fazer uma escola fora da escola e, de alguma maneira, o êxito de vocês demonstra que conseguimos também enfrentar desafios que nos foram colocados. Cada um dos formandos terá agora um caminho diferente, mas a gente fica muito feliz de saber que dentro dessa trajetória, que esperamos ser de muitas vitórias, teve a contribuição de nosso Instituto", ressaltou o diretor de Ensino do IFF Maricá, Mendel Aleluia.

Oportunidade no mercado de trabalho

Uma das novas técnicas em Edificações formadas pelo IFF Maricá, Samira Lopes Coelho, de 18 anos, concluiu seu curso oficialmente nesta quinta-feira já atuando no mercado de trabalho e aprovada para cursar Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela iniciou sua trajetória profissional nos últimos meses ao optar por fazer um estágio na área como trabalho de conclusão de curso.

"Fiz a inscrição em várias empresas e órgãos públicos até conseguir inicialmente a vaga de estágio. Essa experiência tem sido muito importante, porque a vivência do trabalho na prática complementa a teoria da sala de aula. Faço planilhas, relatórios, visitas a obras, entre outras atividades, sempre acompanhada de profissionais que também me ensinam muito. O que digo para quem está começando agora o curso é para que persistam e tenham foco, pois o esforço vale muito a pena", conta Samira, que pretende conciliar as aulas na universidade com o trabalho de técnica em Edificações ao longo dos próximos anos.

O IFF Maricá está finalizando o ano letivo de 2021 com Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). A previsão é de início do ano letivo de 2022 no dia 11 de abril, integralmente com aulas presenciais.