CAMPUS MARICÁ

Notícias

Novembro Negro

Neabi do IFF Maricá promove mesa-redonda 'Lideranças em ação antirracista' no dia 19 de novembro

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 08/11/2021 15h21, última modificação 08/11/2021 17h30
Atividade faz parte da programação do Novembro Negro - Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo, evento multicampi do IFF, e está com inscrições abertas para o público em geral.
Novembro Negro em Maricá

A mesa-redonda acontecerá pela internet, com transmissão no Youtube

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá na sexta-feira, dia 19 de novembro, das 15h às 16h30, a mesa-redonda online "Lideranças em ação antirracista". A atividade faz parte da programação do Novembro Negro - Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFF, em conjunto com os campi. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O debate terá a participação da secretária do Conselho da Diversidade Racial de Maricá e uma das criadoras do Coletivo Luz Negra, Márcia Vieira dos Passos; do conselheiro municipal de Assistência Social, vice-presidente da Associação de Moradores de Itabeba-Alecrim e diretor de Desenvolvimento de Comunidades da Unegro, Edson Gonçalves de Oliveira; da assistente social, membro do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Estado do Rio (CEDIM) e presidente da Unegro em Maricá, Mônica Gurjão Quintão; e do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel César Oliveira Aleluia. A mediação será feita pela coordenadora pedagógica e coordenadora do NEABI do IFF Maricá, Catarina da Conceição Rodrigues Efraim.

A transmissão será realizada pelo IFFTube, o canal oficial do IFF no Youtube (youtube.com/ifftubeoficial), com abertura marcada para as 15h. Em seguida, serão realizados os debates "Trajetória do Movimento Negro no Brasil", "A violência contra jovens e adolescentes negros na região metropolitana do Rio de Janeiro" e "Em defesa dos direitos das mulheres negras", até as 16h30, com um espaço no final para debate com o público.

"A mesa-redonda 'Lideranças em ação antirracista' tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da educação antirracista no Campus Maricá. Entendemos que a interlocução com as lideranças do movimento negro é uma ação imprescindível nessa perspectiva educacional. Agradecemos, desde já, pela colaboração das nossas convidadas e convidado, os quais incluíram o IFF em suas concorridas agendas nesse período de intensas atividades contra o racismo", ressaltou a coordenadora Catarina da Conceição Rodrigues Efraim.


Inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/novembronegro2021/. É preciso realizar o cadastro geral no evento e, sem seguida, na mesa-redonda "Lideranças em ação antirracista", clicando no botão "Quero participar das atividades".

Além da mesa-redonda promovida pelo IFF Maricá, a programação do evento Novembro Negro - Racismo, antirracismo e emancipação no Brasil contemporâneo tem uma série de outras atividades, todas realizadas pela internet e com inscrições abertas ao público em geral. A programação completa está disponível no site https://www.even3.com.br/novembronegro2021/.