CAMPUS
QUISSAMÃ
A Pós-Graduação Lato Sensu em Saberes e Práticas em Educação Básica, Tecnologia e Sociedade do IFFluminense Campus Quissamã tem como objetivo qualificar profissionais da educação para refletirem sobre sua prática e atuarem de forma crítica e inovadora. Com abordagem interdisciplinar, o curso integra debates sobre inclusão, diversidade e tecnologia, aliando teoria e prática para uma educação democrática. O curso é destinado a graduados e busca fortalecer o compromisso com a transformação educacional e a defesa dos direitos humanos.
Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Saberes e Práticas em Educação Básica, Tecnologia e Sociedade
Área de concentração: Interdisciplinar (código Capes 90100000), visto que aborda aspectos relacionados à Educação, Tecnologia e Direitos Humanos.
Coordenador de curso: Carlos Costa Rodrigues Luz
Certificação: Especialista em Saberes e Práticas em Educação Básica, Tecnologia e Sociedade
Público-alvo: Docentes, licenciados e profissionais que tenham interesse e/ou atuem na educação.
Pré-requisito: Ensino superior completo em qualquer área de formação.
Perfil Profissional: O Especialista em Saberes e Práticas em Educação Básica, Tecnologia e Sociedade formado no IFFluminense Campus Quissamã será um profissional com formação interdisciplinar e visão integral da educação, capaz de articular diferentes saberes para uma compreensão ampliada do mundo. Estará apto a refletir criticamente e atuar em diversas funções no campo educacional, considerando as transformações sociais e tecnológicas. Sua prática será pautada na valorização da inclusão, na inovação pedagógica e na defesa dos direitos humanos, contribuindo para uma educação mais justa e democrática.
Área de Atuação: O Especialista em Saberes e Práticas em Educação Básica, Tecnologia e Sociedade poderá aprofundar seus estudos e aprimorar sua prática em diferentes espaços educacionais formais e não formais, como escolas, instituições de ensino superior, centros de formação, projetos sociais e organizações voltadas para educação e cultura. Além disso, poderá contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas educacionais, com foco na inclusão, inovação pedagógica e promoção dos direitos humanos.
Forma de ingresso: Processo seletivo
Critérios para conclusão do curso: Conclusão com êxito de todos os componentes curriculares, cumprindo a carga horária mínima de 370 horas apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com aprovação em banca de avaliação.
*As aulas serão ministradas às terças e quartas, no período noturno.