Notícias
Alunos realizam trabalho de campo no RJ
O roteiro da viagem ocupou um dia inteiro do grupo, que percorreu alguns sítios históricos do centro da cidade: Paço Imperial, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Espaço Cultural da Marinha, Candelária, Cinelândia e Museu de Belas Artes. Também estava prevista uma visita ao Mosteiro de São Bento, mas devido ao engarrafamento das vias de acesso à capital fluminense, essa visita foi cancelada.
Mesmo assim, de acordo com os professores que conduziram o trabalho pedagógico, o objetivo de oferecer aos alunos mais uma experiência de construção de conhecimento etnográfico e histórico a partir da observação participante, foi plenamente cumprido.
Até o problema do engarrafamento e a decisão de alterar o roteiro original do trabalho de campo serviram de base para que os futuros guias de turismo vivenciassem algumas dificuldades inerentes à profissão e ponderassem sobre possíveis soluções.
Quanto aos lugares que foram visitados, um dos pontos altos foi a visita guiada à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Capela Real, onde os alunos tiveram acesso a conhecimento arqueológico e histórico de grande relevância.
Outra experiência de destaque foi o passeio pela Baía de Guanabara, a bordo do centenário navio Laurindo Pita, que pertence à Marinha do Brasil. Os alunos puderam vivenciar um trabalho diferenciado de guiamento em embarcação sobre um dos patrimônios ambientais e históricos mais importantes do Brasil, que é a própria Baía de Guanabara.
O trabalho de campo envolveu, além dos alunos do 2º Módulo do curso de Guia de Turismo, os professores: Jéssica Monteiro, Coordenadora do curso; Marcelo Peçanha, Professor de Orientação em Campo; e Rogério Fernandes, Professor de História da Arte e Patrimônio Histórico e Cultural.