CAMPUS QUISSAMÃ

Alunos visitam Cidades Históricas

por admin publicado 05/12/2011 16h30, última modificação 18/12/2017 14h20
Alunos e professores do curso de Guia de Turismo do câmpus Quissamã visitaram, no último fim de semana, parte do tradicional Caminho do Ouro, em Minas Gerais.

As turmas do curso de Guia de Turismo do câmpus Quissamã visitaram, no último final de semana, diferentes pontos turísticos das cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes e São João del Rey, onde puderam ser discutidos conceitos e problemas que remetem a disciplinas obrigatórias do curso, tais como Guiamento, História da Arte, Patrimônio Histórico e Cultural, História do Brasil e Fundamentos de Geografia.

O trabalho de campo ocorreu no último fim de semana, entre os dias 2 e 4 de dezembro. O grupo, que reuniu oito alunos e três professores, conheceu municípios como Leopoldina, Cataguases, Ubá, Mariana e, por fim, Ouro Preto.

Na antiga Vila Rica, um guia local os levou para uma visitação aos pontos consagrados de visitação turística: Museu dos Inconfidentes, Igreja Matriz do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Museu do Aleijadinho e Mina de Chico Rei. No dia seguinte, o grupo conheceu Congonhas do Campo para visitar o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, onde duas alunas expuseram oralmente seus trabalhos de pesquisa sobre o santuário e a vida de Aleijadinho. Em Tiradentes, os alunos assistiram a um espetáculo de som e luz, na Igreja Matriz de Santo Antônio, lá dois outros alunos apresentaram seus respectivos trabalhos sobre a matriz e o chamado Ciclo do Ouro.

As apresentações continuaram com os temas: Museu Padre Toledo, Mestre Ataíde, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Maria Fumaça. O circuito turístico se encerrou com um passeio de trem entre as cidades de Tiradentes e São João del Rey.

Participaram do passeio os alunos Dalva, Elizane, Jéssica, Luciana, Maria José, Milena, Ralph e Valdirene, acompanhados pelos professores Jéssica Monteiro, Marcelo Sarmento e Rogério Fernandes.