CAMPUS QUISSAMÃ

IFF inaugura Centro de Memória em Quissamã

por admin publicado 22/03/2013 17h38, última modificação 18/12/2017 14h21
A inauguração do Centro de Memória “Identidade Local & Patrimônio Coletivo”, do campus Avançado Quissamã, aconteceu na noite do dia 20 de março, no auditório do próprio campus.

O evento contou com a presença da comunidade local e de representantes do campus Quissamã, do Campos-Centro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura Municipal de Quissamã.

Na programação, constava o plantio de uma árvore da restinga local, mas devido à forte chuva que caiu na cidade no fim da tarde, a nova data do plantio será definida. O evento foi iniciado com a apresentação dos integrantes e dos objetivos do projeto.

Falaram ao público sobre o Centro de Memória o Coordenador do espaço, Rogério Fernandes; o Diretor Geral do campus Avançado Quissamã, Marcelo Peçanha; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Paula Bastos; a Coordenadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, Helianna Barcellos; a Coordenadora de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura Municipal de Quissamã, Ana Alice de Barcellos; e o museólogo e representante do IPHAN na Região dos Lagos, Murilo Consoli.

O Centro de Memória tem como proposta ser um espaço aberto a manifestações artístico-culturais, atendendo a diversas funcionalidades. Sua história e acervo, segundo Rogério, serão criados ao longo do tempo. O espaço também pretende desenvolver projetos de pesquisa e extensão relacionados à memória social do trabalho de Quissamã, e a primeira ação será em parceria com o Iphan e com foco na memória afetiva da cana-de-açúcar e da Companhia Engenho Central de Quissamã.

“Será um espaço de livre pensamento e livre sentimento. É com o coração aberto que a gente está abrindo as portas do Centro, que só ganhará legitimação se houver a participação da comunidade. Temos uma parceria com o Iphan e o espaço poderá ser usado, por exemplo, como sala de aula ou sala de produção audiovisual”, disse Rogério.

Para o Diretor do campus, Marcelo, “O Centro marca um novo ciclo porque, com ele, nós ampliamos nossa possibilidade de atuação e teremos a participação da comunidade de Quissamã”.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura falou sobre memória. “A memória é social. Quando a gente fala em memória ou cultura, isso remete a cada um de nós. As memórias são várias, mas percebemos que temos várias coisas em comum”, destacou Paula.

O evento também contou com a participação do Coral do Centro Cultural Sobradinho, que apresentou composições da Música Popular Brasileira, dentre elas: “Caçador de Mim”, “Coração de Estudante” e “Encontros e Despedidas”, de Milton Nascimento. Em sequência, foi exibido o documentário “Areia de Quissamã”, assinado por Rafael Costa (Nupem-UFRJ-Macaé), que mostra um pouco do ponto de vista de Helianna Barcellos sobre Quissamã, cidade onde reside.

Por fim, o público foi convidado a conhecer a sala do Centro de Memória e conferir a exposição “Xilo Quissamã”, composta por sete telas de gravura em madeira assinadas pelo artista plástico Adriano Ferraiolli.