Notícias
Quissamã é finalista do prêmio Brasil Criativo
O projeto “Quissamã Memória Viva” é um dos finalistas do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Arquivos, após uma pré-seleção dos curadores e uma votação aberta online. Também disputam nesta categoria os projetos “Arquivista 2.O” (São Paulo/SP) e “Documentos Audiovisuais” (Brasília /DF). A próxima etapa, agora, será a escolha do vencedor pelos curadores.
“Quissamã Memória Viva” é desenvolvido por Helianna Barcellos de Oliveira, mais conhecida com D. Leninha, há cerca de 20 anos. Em sua casa, ela fundou o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, que já se tornou uma referência entre pesquisadores de todo o Brasil e estudantes em busca de informação sobre a história do município de Quissamã.
O local abriga jornais de época, fitas cassetes com entrevistas de pessoas ligadas ao Engenho Central de Quissamã, mapas, objetos antigos e todo um acervo documental. No espaço, o IFFluminense desenvolve o projeto de extensão “Espaço cultural José Carlos de Barcellos: lugar de memória”.
“Jamais imaginei que, aos 78 anos, o projeto que mantenho sozinha chegaria até aqui, o que já está de bom tamanho”, já disse D. Leninha sobre a participação no Prêmio Brasil Criativo (Leia Mais aqui).
Os vencedores de cada categoria do concurso serão conhecidos no dia 21 de novembro e a premiação está marcada para o dia 03 de dezembro, em São Paulo.
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 17/11/14)