Confict e Conpg reúnem pesquisadores na Uenf

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/06/2024 14h44, última modificação 06/06/2024 16h31
Semana de 10 a 14 de junho será de programação intensa dos congressos de pesquisa da Uenf, IFF e UFF.
Confict e Conpg reúnem pesquisadores na Uenf

Conferência de Abertura será na segunda-feira, 10, às 16h (Foto: Divulgação IFF).

Tudo preparado para a realização do XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) que acontecem de 10 a 14 de junho de 2024, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.

Com 2508 inscritos no evento, a Uenf, o IFF e a UFF se reúnem em mais um ano para apresentarem à sociedade os projetos de pesquisa que vêm sendo realizados por seus estudantes e servidores em diferentes áreas: Saúde, Humanas, Meio Ambiente, Tecnologia, entre tantas outras.

Uma oportunidade para os pesquisadores e também para os interessados em conhecer as pesquisas, firmar parcerias e contribuir para o desenvolvimento das áreas na região.

Serão nada menos do que 1528 projetos de iniciação científica e de pós-graduação:

√ 1082 da Uenf

√ 280 do IFF

√ 166 da UFF

Todos os projetos serão avaliados e, no encerramento do evento, os melhores serão premiados pela Comissão Organizadora. Pelo IFF, serão apresentados 156 projetos no Confict e 124 no Conpg.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, Simone Vasconcelos, destaca que este ano o evento terá um diferencial. “Tanto os trabalhos de iniciação científica e tecnológica quanto os trabalhos de pós-graduação vão ser apresentados de uma forma mais integrada entre as instituições. E como que isso vai acontecer? Nesta edição, esses trabalhos serão divididos em quatro eixos temáticos que têm como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, explica, “e isso favorece uma integração maior entre os trabalhos das instituições que participam do evento”.

Os congressos também vão discutir temas relevantes para a Ciência. Neste ano, o foco será “A Era da IA: o futuro chegou”.  Estão previstas palestras, minicursos e atividades culturais, além das apresentações orais e banners dos projetos.

“É um tema muito atual que está sendo discutido em diversos aspectos. Será tratado não somente na parte computacional, tecnológica, mas também na parte da ética, das relações humanas”, ressalta Simone.

O evento ainda vai contar com apresentação de trabalhos dos estudantes de Iniciação Científica do Programa Mais Ciência da Prefeitura de Campos.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento