Programação das Mostras de Extensão e Pós-graduação prossegue na Uenf

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2016 15h43, última modificação 18/10/2016 15h48
O segundo dia de programação das Mostras de Extensão e Pós-graduação do IFFluminense, UFF e Uenf, evento que faz parte da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi aberto nesta terça-feira, dia 18 de outubro, com apresentações orais e de banners.
Programação das Mostras de Extensão e Pós-graduação prossegue na Uenf 2.jpg

O evento reúne mais de 1000 trabalhos de extensão e pós-graduação.

O evento, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, reúne mais de 1000 trabalhos de extensão e pós-graduação das três instituições de ensino, distribuídos em oito áreas temáticas, além de mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais. O IFFluminense é a instituição com o maior número de projetos de extensão na mostra, com 200 trabalhos em um total de 331 inscritos.

O projeto de extensão “A eletrônica do Campus Campos Guarus além dos muros”, coordenado pelo professor Jonathan Velasco, foi apresentado pelos bolsistas e estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrônica, Milena Rangel e Leonardo Gomes. “O objetivo do projeto é apresentar o Curso de Eletrônica aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de visitas guiadas aos laboratórios do campus, visando à orientação profissional e à redução da evasão”, afirma Milena.

Já o projeto de extensão “Inclusão digital como ferramenta para inclusão social”, iniciado em maio deste ano, oferece cursos gratuitos de informática básica, em parceria com a Associação Beneficente Santo Antônio, para a população de Campos dos Goytacazes. O trabalho, coordenado pelos servidores da Reitoria, Sarah Marques e Filipe Ribeiro, foi apresentado pelos estudantes dos Cursos de Graduação de Design Gráfico e Sistemas de Informação do Campus  Campos Centro, Eli Venâncio e Raissa Barreto.

“O objetivo é proporcionar inclusão tecnológica e maiores chances de inserção no mercado de trabalho a pessoas que ainda não tiveram essa oportunidade”, destaca Sarah.

Em seguida, ainda na parte da manhã, a mesa-redonda “Abordagem e perspectivas do novo Guia Alimentar”, mediada pela professora do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Sheila Abrahão, discutiu o Guia Alimentar para a população brasileira, lançado em 2014; a importância do consumo dos alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras e cereais, entre outros; os grupos de alimentos e seus valores nutritivos.

A mesa contou com a participação das nutricionistas Crislaine Almeida, do Campus Avançado São João da Barra, e Francine Pinho, professora e doutoranda em Políticas Sociais pela Uenf. “O guia traz recomendações para uma alimentação saudável e adequada, com ênfase na alimentação equilibrada como promotora de bem-estar e saúde”, ressaltou Francine, afirmando que “a alimentação é mais que a ingestão de nutrientes, ela também diz respeito a como os nutrientes são combinados entre si e preparados, às características do modo de comer e às dimensões sociais e práticas alimentares culturais”.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 21 de outubro. Confira a programação completa AQUI

Comunicação Social da Reitoria