Nacionais
Os docentes e discentes do Instituto Federal Fluminense, e mais particularmente do Programa AmbHidro estão em intensa colaboração com instituições nacionais para formulação mais adequada dos problemas de interesse e na busca de soluções. A seguir são listadas as principais parcerias estabelecidas com uma breve descrição das realizações e também das possibilidades futuras dessas interações:
1) Parcerias no Cluster Temático 4 na área de Ciências Ambientais da CAPES
Durante o quadriênio a coordenação do Prof. Fausto Miziara (UFG, PPG CA), a Profa. Sónia Maria Carvalho Ribeiro (UFMG, PPG AMSA) participou como sub coordenador do Cluster 4 (CT4) que trabalha sobre Modelagem e Sistemas Ambientais. O 4º Cluster Temático (CT4) é formado por oito PPG: Ciências Ambientais, da Universidade Federal de Goiás; Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, da Universidade Católica Dom Bosco; Engenharia e Gestão dos Recursos Naturais, da Universidade Federal de Campina Grande; Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, da Universidade Federal de Minas Gerais; Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Santa Catarina; Ciências e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pará; Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; e Ambientometria, da Universidade Federal do Rio Grande. Os temas pesquisados pelos PPG que compõem o CT4 totalizam 54 temas, organizados em temas agregadores, a saber: recursos hídricos; mudanças no uso da terra; modelagem ambiental; saúde e meio ambiente; ciências sociais aplicadas ao meio ambiente; produção sustentável; gestão sustentável; Mudanças Climáticas; Economia; Monitoramento Ambiental. Esses temas nortearam a construção do capítulo do CT4 e serviram como base a criação da disciplina “Perspectiva das Ciências Ambientais no Brasil” que foi ofertada conjuntamente pelos PPGs participantes do cluster no segundo semestre de 2024. A disciplina marcou a primeira ação concreta do Cluster 4, ministrada por 12 docentes atuantes nos PPGs do CT4, sendo 2 do doutorado AmbHidro, e contou com 59 alunos de distintas regiões do Brasil. Cada PPG realizou a matricula dos seus alunos em seus sistemas de matricula e também se solidarizaram em fazer matricula daqueles alunos que não conseguiram se matricular em seus PPGs. O CT4 planeja repetir a experiência de ofertar conjuntamente uma disciplina, pretende realizar um evento em 2025, bem como implementar outras ações que estimulem a cooperação entre PPGs das Ciências Ambientais.
2) Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
Através de intercâmbio de docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação, cooperação em pesquisas e orientações, cooperação de laboratórios, e realização de eventos. O Convênio Nº 032/2009 estabelece a forma e as condições pelas quais as duas Instituições se propõem a desenvolver um programa de cooperação técnica e científica, possibilitando a implementação de ações integradas em áreas de interesse comum. O Termo Aditivo Nº 01/2012 visa a cooperação técnico científica entre cursos de Mestrado e/ou Doutorado oferecidos pela UENF e IFFluminense e credenciados pela CAPES e permite que pesquisadores da UENF participem, como docentes, em cursos oferecidos pelo IFFluminense e viceversa, ministrando aulas e/ou orientando discentes. Atualmente pesquisadores da UENF participam como docentes permanentes do mestrado ProfNit e do Doutorado AmbHidro do IFF. Outro convênio entre as duas instituições estabelece um programa de cooperação técnica e científica para a criação e manutenção da Agência de Inovação, do Escritório de Patentes e da Incubadora de Empresas (TEC CAMPOS). O convênio com a UENF que inclui todas as ações descritas acima será renovado em 2020.
3) Universidade Federal Fluminense (UFF)
Através de intercâmbio de docentes e discentes através dos programas de Pós-Graduação, cooperação em pesquisas e orientações, cooperação de laboratórios, e realização de eventos. Foi realizada a parceira com a UFF por meio de contrato que objetivou a prestação de serviços para a execução de programa de desenvolvimento de pesquisa, incluindo a participação de servidores em cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu operacionalizados pela UFF e pela LATEC-UFF. Em relação ao LCF do Instituto, participou da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (REMADS) que iniciou o apoio e financiamento da bia de deriva com sistema micro controlado de monitoramento geoquímico para lagoas costeiras e o desenvolvimento de equipamento tipo bell-jar para monitoramento de parâmetros geoquímicos de sedimentos de lagoas costeiras. Atualmente pesquisador da UFF é docente colaborador do Doutorado AmbHidro do IFF.
4) Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ)
Em 2016 iniciou o estabelecimento do convênio de cooperação, o qual foi assinado em 2017, entre o IPRJ/UERJ (através das Unidades de Desenvolvimento Tecnológico: Laboratório Paulo Márcio de Mello de Ensaios Mecânicos e Metrologia – UDT/LEMEC e Laboratório Patrícia Oliva Soares de Experimentação e Simulação Numérica em Transferência de Calor e Massa – UDT/LEMA) e IFFluminense (através da Diretoria de Pós-graduação), para colaborações nas pesquisas dos docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação; projetos Dados da Proposta de Programa/Curso Novo Número/Ano: 593/2018 Instituição de Ensino: INSTITUTO FED DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE Modalidade de Ensino: Educação Presencial Nome do Programa: Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos - AmbHidro Proposta em Associação?: NÃO Área de Avaliação da Submissão: CIÊNCIAS AMBIENTAIS Área Básica da Submissão: CIÊNCIAS AMBIENTAIS Modalidade: PROFISSIONAL Nível(eis): Doutorado Profissional Cooperação e Intercâmbio de pesquisa; realização de eventos; visitas técnicas; publicações em parceria; intercâmbio entre docentes e discentes; e projetos de inovação. Já está em curso, dentro dos termos do acordo, a atuação de pesquisador da UERJ no papel de coorientador de dissertação em mestrado profissional do IFFluminense. Um dos docentes desta proposta é docente do IFFluminense, egresso da Pós-Graduação do IPRJ/UERJ e atualmente faz pós-doutorado no IPRJ. Dois dos docentes externos desta proposta são do IPRJ/UERJ. E ainda dois docentes do IFFluminense participaram, em parceria com docentes do IPRJ/UERJ, da organização nacional e científica do XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional, assim como participam da 21º edição em 2018. Atualmente dois pesquisadores do IPRJ/UERJ fazem parte do corpo docente permanente do Doutorado AmbHidro do IFF.
5) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O convênio teve como objetivo promover a capacitação de servidores do IFFluminense no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, em consonância com o plano de trabalho elaborado de comum acordo entre as partes. Possui também parceria entre o NUPERN, um dos núcleos que apoia esta proposta, e o Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), cujo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais regularmente envia alunos para cursar disciplinas eletivas no Programa de Engenharia Ambiental do IFFluminense, além de participar ou mesmo sediar eventos do programa. O NUPERN e o NUPEM desenvolvem pesquisas integradas em gestão ecossistêmica, com foco em gerenciamento de recursos hídricos.
6) EMBRAPII
Através dos projetos realizados pelo Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), credenciado através da Portaria MEC Nº 819, de 13 de agosto de 2015, na área de monitoramento e instrumentação para o ambiente. Em 2018 o PICG realizou o seu recredenciamento junto a EMBRAPII com prazo da vigência de 3 anos atuando na área de competência Tecnologias para Produção Mais Limpa nas linhas de pesquisa em: Eficiência Energética e Fontes Renováveis de Energia; Redução, Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos; Uso Racional de Recursos Hídricos. Obs: Solicitamos ajuda ao Rogério Atem para melhorar este texto.
7) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Em parceria com o NC2, submeteram ao Edital Brasil-União Européia o projeto “SUDSy: SUstainable, Dynamic, and Secure cloud based big data framework”, em conjunto com Objective Participações Ltda. (Brasil), Leeds Beckett University e Kent University (Inglaterra), Graz University of Technology, Mong d.o.o. e Profy d.o.o. (Sérvia), Research Studios Austria Forschungsgesellschaft mbH (Áustria) e Cyprus University of Technology (Chipre).
8) Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras:
Através de diversos docentes do IFFluminense, onde três deles compõem o quadro docente permanente desta proposta.
9) Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e do Itabapoana:
O IFFluminense faz parte do Plenário do CBHBPSI e atualmente um docente do programa AmbHidro é Diretor Administrativo e atua nas Câmaras Técnicas do Comitê. O CBHBPSI formalizou carta de apoio para aprovação do Doutorado AmbHidro.
10) Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
Parceria com financiamento de projetos de pesquisa e extensão do IFF a partir do Programa Viva Ciência. Financiamento de projetos de inovação no Polo de Inovação do IFF e a empresas incubadas no TecCampos, incubadora Tecnológica da instituição. Obs: Solicitamos ajuda ao Rogério Atem para melhorar este texto.
11) Instituto Estadual de Ambiente (INEA)
O convênio, executado no período de 2015 a 2017, tinha como objetivo desenvolver ações conjuntas visando à promoção e ao apoio à regularização ambiental, validação de cadastros ambientais rurais e educação ambiental de pequenas propriedades rurais de até 4 (quatro) módulos fiscais em municípios do estado do Rio de Janeiro. O Plano de Trabalho do convênio prevê a realização de ações de Educação Ambiental e o atendimento para realização e a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pequenas propriedades rurais no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ (a partir do campus Bom Jesus), em Campos dos Goytacazes (a partir do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes) e no município de Cambuci (no campus Cambuci). Neste convênio o INEA se comprometeu a disponibilizar ao IFFluminense acesso às imagens de satélite, os arquivos digitais de fotos ortorretificadas e demais bases cartográficas visando subsidiar os trabalhos a serem desenvolvidos. A partir deste convênio foram estabelecidas novas parcerias do INEA com IFF, entre elas projetos de pesquisa e a participação do Biólogo do INEA no corpo docente como colaborador do Doutorado AmbHidro. O INEA formalizou carta de apoio para aprovação do Doutorado AmbHidro. Mais recentemente, em 2024 foi assinado o convênio 12/2024 (anexado) entre o IFF e o INEA dando continuidade aos trabalhos anteriores e aprofundando o relacionamento para possibilitar o atendimento às demandas de estudos de maior complexidade diretamente conectados aos problemas de gestão ambiental e hídrica. realização de ações conjuntas destinadas aos estudos hidrológicos dos corpos d’água das regiões Norte e Noroeste Fluminense, visando produzir dados que melhorem gestão pública destes corpos d’água, conforme disposto em maior detalhe no Plano de Trabalho construído por representantes das duas instituições.
12) Comitê Brasileiro de Pesquisas Físicas
Todos os PPGs do Instituto Federal Fluminense possuem parceria formalizada com o Comitê Brasileiro de Pesquisas Físicas, possibilitando mais ainda a realização de pesquisas em atuação verticalizada.
13) Instituto Federal do Espírito Santo IFES
O Convênio 02/2014 estabelece a forma e as condições pelas quais as partes convenientes se propõem a desenvolver, continuamente, Programas de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu em cooperação mútua colaboração e/ou cooperação técnica e científica, possibilitando a implementação de ações integradas em áreas de interesse comum. Mais recentemente, o Acordo de Cooperação 041/2021 de 12 de novembro de 2021 estabeleceu o funcionamento da parceria entre as instituições para realização de ações voltadas para Empreendedorismo Inovador dentre as quais está incluído um projeto de dois professores do AmbHidro.