Internacionais

Como ações de internacionalização do Programa AmbHidro, consideramos importante relatar as iniciativas dos docentes do curso e o estágio atual de cada oportunidade, detalhando as realizações e as perspectivas futuras dessas interações:

1)    Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Portugal

As ações em parceria com o IST da Universidade de Lisboa foram iniciadas em 2008 a partir das interações entre os professores do PPEA e IPRJ pelo interesse no desenvolvimento de aplicações ambientais. Registramos que desde então foram realizadas atividades de pesquisa, apresentações de trabalhos em eventos realizados no Brasil e em Portugal, publicações conjuntas em revistas, participações de docentes do IST em defesas de teses e dissertações orientadas por docentes do doutorado AmbHidro, ministração de minicursos em eventos científicos no Brasil e projetos de pesquisa conjuntos foram submetidos e aprovados por órgãos de fomento no Brasil (FAPERJ, CNPq e CAPES) e Portugal (FCT).

 

2)    Vancouver Island University no Canada

As ações em parceria com a Vancouver Island University foram inciadas em 2011, ancoradas no Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith (Mount Arrowsmith Biosphere Reserve Research Institute – MABRRI), contando a partir de 2013 com a parceria do Programa de Mestrado em Planejamento Comunitário (Master of Community Planning Program – MCP). A partir da colaboração a nível de estágio pós-doutoral sênior, em 2015, com financiamento conjunto IFF-CAPES-VIU, foi desenvolvido o projeto de pesquisa em governança colaborativa para gestão das águas. Nesse projeto, consolidou-se a linha de indicadores de sustentabilidade para gestão integrada de bacias hidrográficas à luz da Agenda 2030 da ONU, que a partir de 2019 passou a ser apoiado com recursos da VIU. O Memorando de Entendimento visa à execução de ações conjuntas nas seguintes áreas de interesse: gestão de recursos naturais; gerenciamento participativo de bacias hidrográficas; planejamento de Áreas Protegidas; mapeamento colaborativo; informação e Educação Ambiental; e turismo sustentável, prevendo publicações em parceria e ações conjuntas de pesquisa e extensão em outros países.

 

3)    University of Nicosia no Chipre

As ações em parceria entre o IFF e a Universidade de Nicosia se iniciam em 2019, com a participação em reuniões científicas no Brasil e em Nicosia. Desde então consideramos ser importante relatar: (i) o estabelecimento de um convênio para mobilidade por meio do programa Erasmus+; (ii) apresentação de pesquisa em evento científico em Creta; (iii) publicação conjunta de artigo em periódico internacional por professores do programa AmbHidro e da Universidade de Nicosia; participação de docentes da Universidade de Nicosia no Ciclo de Palestras AmbHidro 2020.

Ver a carta convite para o programa Erasmus+ 2021-2022 e o resultado.

 

4)    Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverria em Cuba

O Instituto Federal Fluminense inicia sua atuação em Parceria com a CUJAE em 2014, com a missão de trabalho em parceria com a UERJ em projeto apoiado pela CAPES. Registramos também a participação de professores na XIX Convención Científica de Ingeniería Y Arquitetura - CCIA 19 (2018 em Havana, Cuba), bem como em reuniões científicas no Brasil e em Cuba, inclusive com participação da alta gestão das duas instituições. O convênio estabelecendo as bases para a parceria científica foi assinado em 2018.