Internacionais
Como ações de internacionalização do Programa AmbHidro, consideramos importante relatar as iniciativas dos docentes do curso e o estágio atual de cada oportunidade, detalhando as realizações e as perspectivas futuras dessas interações:
1) Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Portugal
Desde 2010 o IFFluminense tem parceria em pesquisa com o Dr. Ramiro Joaquim de Jesus Neves, do Instituto Politécnico de Lisboa, que participou de diversas atividades do IFFluminense (participações no SRHIDRO 2010, minicurso sobre a plataforma MOHID em 2012, bancas de mestrado, etc.), e recebeu em 2014 nos laboratórios da MARETEC um docente da proposta e desde então tem apoiado tecnicamente docentes, discentes e bolsistas de IC em pesquisas na área de modelos hidrológicos, bem como na adaptação do modelo MOHID para dar continuidade ao estudo das características de dispersão de fluidos de cimentação e fluidos espaçadores empregados na indústria de óleo & gás no caso da Bacia de Campos. Em 2019, o coordenador do AmbHidro foi novamente à MARETEC em Lisboa e também participou do evento “X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa” como membro da Comissão Editorial, presidiu seções e além de apresentação de trabalhos. Durante o período de seis meses, de 2022 até 2023, o projeto CAPES FCT financiou a realização de um estágio de PosDoc de um docente do AmbHidro, Dr. Manildo M. de Oliveira, realizando experimentos e estudos sobre microplásticos e durante 12 meses financiou o doutorado sanduíche do aluno Nikolas G. S. Souza, ambos sob a supervisão do Prof. Ramiro Neves. Foram feitas missões de trabalho em 2022 e 2023 em Portugal, o relatório completo da missão mais recente, com reuniões na Universidade de Lisboa, com a participação dos Profs. Antônio José da Silva Neto e Jader Lugon Junior está anexado “Relatorio-Portugal-Setembro-2023.pdf”. O CNPq financiou o doutorado sanduíche do aluno Dhiego Sales durante seis meses, também sob a supervisão do Prof. Ramiro Neves para modelagem computacional de uma bacia experimental em uma região de mata atlântica no Rio de Janeiro. A
Em 2023 recebemos nas instalações do IFF o Prof. Ramiro Neves e também as Profas. Ligia Pinto e Ana Isabel Oliveira, todos da Universidade de Lisboa, para realizar reuniões técnicas com pesquisadores (estudantes de graduação, pos-graduação e docentes), ministrar palestra sobre oportunidades para pesquisa na Universidade de Lisboa, bem como para oferecer um curso sobre o MOHID Land e MOHID Water. É importante relatar que temos interações frequentes com toda equipe do Prof. Ramiro Neves, uma colaboração muito importante para nosso doutorado AmbHidro, com muitos produtos técnicos e artigos em ótimas revistas.
2) Universidade dos Açores em Portugal
Em 2020 foram iniciados dois projetos de cooperação internacional para estudo dos processos de dispersão de microplásticos em parceria com a Universidade dos Açores (responsável pela coordenação em Portugal), com participação da Universidade de Lisboa, e com a coordenação no Brasil sendo conduzida por docentes do AmbHidro do IFFluminense e da UERJ. O primeiro projeto, intitulado “Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho“, é apoiado pela CAPES por meio do edital 22/2019 e o segundo projeto, intitulado “Desenvolvimento de Modelos Computacionais para Avaliação dos Processos de Interação e Transporte de Poluentes no Sistema Marinho”, é apoiado pela FAPERJ por meio do edital FAPERJ FCT 2019 – AIR CENTRE. As ações do projeto apoiado pela CAPES permitiram a realização reuniões científicas no Brasil e em Portugal, missões de trabalho, bem como a realização de estágio de pós-doutoramento e doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa durante o período de realização do projeto. As atividades apoiadas pela FAPERJ incluem o investimento em infraestrutura computacional para realização de simulações e outros investimentos. Foram realizadas missões de trabalho em 2022 e 2023 em Portugal, o relatório completo da missão de trabalho mais recente, com reuniões na Universidade dos Açores, com a participação dos Profs. Antônio José da Silva Neto e Jader Lugon Junior está anexado “Relatorio-Portugal-Setembro-2023.pdf”. No ano de 2023 recebemos no IFF a Profa. Manuela Juliano da Universidade dos Açores que ministrou palestra para alunos de graduação e pós-graduação e docentes (pesquisadores) relatando suas pesquisas e sobre as suas experiências em modelagem oceânica. É importante relatar que temos interações praticamente semanais após a implantação do HPC Escola de Sagres no IPRJ UERJ e resultados no registro de software, bem como em artigos publicados em revista de alto impacto.
3) Universidade de Aberdeen na Escócia
Ao longo de 2020 foram intensificados os contatos com o Prof. Jefferson Gomes e discutidos os projetos de cooperação internacional em andamento, visando o alinhamento das atividades de pesquisa nos temas de interesse do AmbHidro. Além disso ele participou do Ciclo de Palestras 2020 apresentando o tema "Multi-Physics, Multiphase and Multi-Scale Resaerch Directios (M3RD): Chalenges in Energy and Environmental Sectors". Nesse contexto, o Prof. Jefferson Gomes passa então, a partir de janeiro e 2021, a compor o corpo docente do AmbHidro como Professor Colaborador. A carta de autorização da Universidade de Aberdeen (Escócia) está anexada à Plataforma Sucupira.
4) Universidade de Coimbra em Portugal
Em 27 de agosto de 2024 recebemos como palestrante na aula inaugural do doutorado AmbHidro, o Prof. Pedro Proença, Catedrático da Universidade de Coimbra. Ele palestrou para nossos alunos sobre “Pesquisa em Recursos Hídricos e Sedimentos”, posteriormente visitou o Polo de Inovação do IFF para conhecer nossos laboratórios e fez um trabalho de campo de barco na Foz do Rio Paraíba do Sul com docentes do AmbHidro.
5) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Portugal
Mantém desde 2014 parcerias com o NC2 e com o NES nas áreas de engenharia e desenvolvimento de software. Mais recentemente, em 2023, foi realizada reunião com o Prof. João Gama, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (UPorto), e a Profa. Rita Paula Almeida Ribeiro do Departamento de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências da UPorto, durante o evento 22nd Portuguese Conference on Artificial Intelligence (EPIA). O relatório completo da missão de trabalho realizada em 2023, com reuniões na Universidade do Porto, com a participação dos Profs. Antônio José da Silva Neto e Jader Lugon Junior está anexado como “Relatorio-Portugal-Setembro-2023.pdf”.
6) Universidade Texas A&M nos EUA
Em 2022 foi concebido o escopo e a metodologia para realização de um estudo para modelagem de uma região de mata atlântica situada na região serrana do Rio de Janeiro com a participação da Universidade Texas A&M, a Universidade de Lisboa e pesquisadores do AmbHidro (o Prof. Antônio José da Silva Neto como coordenador e o Prof. Jader Lugon Junior como coordenador adjunto). Com a aprovação pelo CNPq, foi possível enviar o docente do AmbHidro Dr. David de Andrade Costa para realização de um estágio de PosDoc durante 12 meses na Texas A&M University para trabalhar na modelagem com o software SWAT sob a supervisão do Prof. Raghavan Srinivasan e o doutorando Dhiego Sales para etapa de doutorado sanduíche por seis meses sob a supervisão do Prof. Ramiro Neves na Universidade de Lisboa. É importante relatar que em 2023 recebemos o Prof. Raghavan Srinivasan no IFF para realização de reuniões técnicas e para ministrar palestra sobre oportunidades de pesquisa na Texas A&M University para alunos do doutorado AmbHidro e da graduação. Durante o ano de 2024 foram realizadas reuniões online e publicações de alto impacto com participantes do AmbHidro e professores da Texas A&M University.
7) Universidade de Nicosia no Chipre
Recebeu em 2019 missão do coordenador do AmbHidro, Prof. Jader Lugon Junior e do Prof. Antônio José da Silva Neto, que ministraram palestras sobre as pesquisas em andamento, comunicando os principais resultados, bem como as possibilidades de desenvolvimento conjunto. Posteriormente, como desdobramento da visita anterior e contando com recurso do Programa Erasmus da Comunidade Europeia, em 2022 foram realizadas reuniões técnicas com a participação dos docentes Antônio José da Silva Neto e David de Andrade Costa, tendo esse último ministrado um curso sobre Geoprocessamento aplicado à Recursos Hídricos para pesquisadores da Universidade de Nicosia. É importante registrar que desde os primeiros contatos temos feito trabalhos em colaboração, temos publicado junto com discentes e que a Profa. Edna Yamasaki Patrikiou também foi recebida no Brasil e apresentou palestra para nossos alunos e docentes intitulada “An Overview of Water Contamination in Europe with a Special Focus on Cyprus: From Microplastics to Parasites“, falou sobre as possibilidades de intercambio com a Universidade de Nicosia. Posteriormente, foram realizadas reuniões remotas e também foram publicados artigos em ótimas revistas com participação de docentes do AmbHidro e da Nicosia University.
Desde então consideramos ser importante relatar: (i) o estabelecimento de um convênio para mobilidade por meio do programa Erasmus+; (ii) apresentação de pesquisa em evento científico em Creta; (iii) publicação conjunta de artigo em periódico internacional por professores do programa AmbHidro e da Universidade de Nicosia; participação de docentes da Universidade de Nicosia no Ciclo de Palestras AmbHidro 2020. Ver a carta convite para o programa Erasmus+ 2021-2022 e o resultado.
8) Universidade de Vancouver no Canadá
Recebeu durante o ano de 2015 um dos docentes do corpo permanente desta proposta para realização de estágio pós-doutoral sênior, financiado pela CAPES e focado em mecanismos de promoção da gestão integrada de recursos hídricos para a sustentabilidade regional e redução da pobreza. A pesquisa pós-doutoral resultou na assinatura de Memorando de Entendimento com o IFFluminense, focando o desenvolvimento de trabalhos conjuntos com o Instituto de Pesquisa da Reserva da Biosfera Mount Arrowsmith (Mount Arrowsmith Biosphere Reserve Research Institute – MABRRI) e o Programa de Mestrado em Planejamento Comunitário (MCP-VIU). As ações desenvolvidas nessa cooperação objetivam a troca de experiências canadenses bem sucedidas nos campos de engenharia ambiental aplicada ao planejamento e gestão ambiental urbanos (zoneamento econômico-ecológico, telhados verdes, revitalização de espaços urbanos degradados, energias renováveis, mecanismos de gerenciamento e destinação integrados de resíduos sólidos) com experiências brasileiras bem sucedidas no campo de gerenciamento de recursos hídricos e de espaços territoriais especialmente protegidos. A parceria vem alavancando publicações e projetos de pesquisa conjuntos, em 2016 foi executado um estudo de viabilidade de implantação de um Programa PSA para populações costeiras em Belize, com bolsa de estudos e despesas de locomoção e estadia aprovadas pela Queen Elisabeth Grant para custeio de um mestrando do MCP-VIU e resultou em trabalho aceito para publicação no periódico internacional da série “On Sustainability” e outro na revista “Water International”. Em agosto de 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) adotou a resolução "Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável 2024-2033". Com o Setor de Ciências da UNESCO encarregado de liderar a década, a reserva da biosfera surge como uma ferramenta essencial para testar e demonstrar abordagens inovadoras. Reserva da Biosfera Tonle Sap, Camboja UNESCO/Guerlain Mulheres pelas Abelhas Para apoiar a polinização e os polinizadores, o projeto capacita mulheres por meio de treinamento e compartilhamento de conhecimento e habilidades, e suporte direcionado para atividades sustentáveis de apicultura e meliponicultura e conta com a participação de 136 países. Em 2024, como resultado desse forte trabalho do doutorado AmbHidro com a VIU, o IFF foi a Instituição brasileira que representou o país no evento chamado "Biosphere Reserve Network for Sustainable Solutions and Transformations: Braiding and Advancing the Sustainable Development Goals and United Nations Declaration on the Rights of Indigenous Peoples", organizado pela UNESCO, o projeto visa impulsionar planos de gestão integrada de 8 reservas da biosfera em 4 países da América do Sul. Reserva da Biosfera de Yangambi, República Democrática do Congo UNESCO/Bélgica Projeto Yangambi O projeto tem como objetivo transformar a Reserva da Biosfera de Yangambi, na República Democrática do Congo, em um centro de excelência para clima e biodiversidade. Destaque para as publicações científicas com participantes do AmbHidro e da Vancouver Island University.
9) Universidade Tecnológica de Havana (CUJAE) em Cuba
Possui convênio formal com o IPRJ/UERJ desde 2007, proporcionando atividades de pesquisa e formação de recursos humanos em parceria com docentes das Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) LEMA e LEMEC. Estas atividades vêm sendo desenvolvidas em parceria pela equipe brasileira, sob a coordenação do Prof. Antônio J. Silva Neto (docente permanente nesta proposta), e pela equipe cubana, sob a coordenação do Prof. Orestes Llanes Santiago, com o apoio financeiro de diferentes instituições governamentais do Brasil e de Cuba. Ao longo desses onze anos de cooperação internacional foram alcançados resultados expressivos: 11 projetos de pesquisa; 3 livros publicados; 4 capítulos de livros; 21 artigos em periódicos; 26 artigos em eventos científicos; 3 alunos cubanos orientados; 4 alunos brasileiros em missões de estudos em Cuba; 3 eventos científicos organizados (dois em Cuba e um no Brasil); 3 prêmios nacionais em Cuba (Academia de Ciências de Cuba, Ministério de Educação Superior de Cuba e melhor tese de doutorado em Ciências Técnicas). Um Acordo de Cooperação Técnica internacional foi assinado em 28/11/2018 entre o IFFluminense e a CUJAE, especificamente para tratar de pesquisas oriundas do programa desta proposta, podendo dar subsídios a outros programas e projetos de pesquisas do Instituto. Neste Acordo de Cooperação estão previstas ações de intercâmbio institucional entre servidores (docentes e técnico-administrativos) e discentes das instituições no desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, realização de eventos e publicações conjuntas, capacitações entre outros. Como uma das ações iniciais desta parceria, o Prof. Orestes Llanes Santiago participou do Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IFFluminense, o qual ocorreu em 09/11/2017 no Instituto, como palestrante, abordando sua experiência na pesquisa na CUJAE e na parceria com o IPRJ/UERJ. A CUJAE possui um Centro de Pesquisa Hidráulica (CIH) dividido nos seguintes grupos: Recursos Hidráulicos; Modelagem de Obras Hidráulicas, Costeiras e Marítimas; Engenharia Sanitária e Meio Ambiente. O CIH possui as seguintes linhas de pesquisa: Automatização dos sistemas hidráulicos; Hidrologia; Operação de sistemas hidráulicos, Máquinas hidráulicas, equipamentos e acessórios; Engenharia sanitária e ambiental; Obras hidráulicas, marítimas e fluviais. Alguns projetos desenvolvidos através de parcerias entre CUJAE e o IPRJ/UERJ (com o qual o IFFluminense também possui convênio) poderão ter continuidade através do convênio da CUJAE com o IFFluminense, tais como: Estimativa de Parâmetros em Bacias Hidrográficas Utilizando Técnicas de Problemas Inversos - CNPq, Solução Computacional de Problemas Diretos e Inversos Aplicada na Hidrodinâmica e Transporte de Contaminantes em Rios, Canais e Estuários - CAPES, entre outros. Em ambos os projetos há a participação de docentes desta proposta. Neste convênio estão previstas as seguintes ações: colaborações nas pesquisas dos docentes e discentes; projetos de pesquisa; realização de eventos; visitas técnicas; publicações; intercâmbio entre docentes e discentes; e projetos de inovação. Através deste convênio haverá a possibilidade de um professor visitante de CUJAE no programa proposto. Dois dos docentes permanentes da proposta já realizaram visitas técnicas a essa universidade e um dos docentes colaboradores já realizou uma pesquisa durante 3 meses no Centro de Pesquisa Hidráulica da universidade.