Solução de Problemas Diretos e Inversos voltados para Mitigação de Alagamentos Urbanos e Estudos de Disponibilidade Hídrica

Equipe de Trabalho: Antônio José da Silva Neto; Pedro Paulo Gomes Watts Rodrigues; Wagner Rambaldi Telles; Elias Fernandes de Souza; Jader Lugon Junior; Rogério Atem de Carvalho; Simone Vasconcelos Silva, Vicente de Paulo dos Santos Oliveira.

Data de Início: 06/04/2015

Financiador: CNPq

Linha de Pesquisa: Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos

Descrição: Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento, a calibração e uso de modelos relacionados aos problemas de quantidade de água, notadamente de excesso na ocorrência de alagamentos em áreas urbanas, bem como de disponibilidade hídrica. As soluções inovadoras desenvolvidas possuem elevada relevância científica e interesse em áreas estratégicas para o país, citando como exemplos as recentes crises hídricas e também a ocorrência recorrente de alagamentos nos centros urbanos. A equipe tem trabalhado na temática utilizando diversos softwares (HIDROBACIA, MOHID, HEC-RAS etc.) e também desenvolvendo modelos próprios a partir das equações de balanço de massa e energia, até sua implementação computacional. A partir da abordagem de Problemas Inversos, são realizados estudos de sensibilidade, projeto de experimentos, concluindo com a solução do Problema Inverso com métodos determinísticos e estocásticos. Os membros da equipe estão realizando estudos na Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul, mais especificamente em Varre Sai/RJ desde 2003, na Estação Ecológica Estadual Guaxindiba desde 2015, na Bacia Hidrográfica do rio Macaé desde 2008, no rio Bengalas e seus afluentes no município de Nova Friburgo desde 2010. Nos estudos quantitativos, é possível enumerar: o levantamento das características físicas do solo, estudos de uso e ocupação, análise e simulação de séries de precipitação (desenvolvimento do modelo ClimaBR), preparo de imagens temáticas, digitalização e geração do modelo de elevação do terreno, sendo todos insumos necessários para avaliação da Bacia Hidrográfica. Produtos das simulações efetuadas podem vir a subsidiar os processos participativos de enquadramento dos corpos hídricos a níveis regional e de microbacias, assim como suporte aos Conselhos Consultivos das Unidades de Conservação. As principais disciplinas que dão sustentação para este projeto, além das obrigatórias, são: Agricultura Irrigada, Conservação e Proteção de Mananciais, Erosão e Transporte de Sedimentos, Impactos Ambientais no Aproveitamento de Recursos Hídricos, Inteligência Computacional, Métodos Numéricos, Métodos Numéricos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Problemas Inversos Aplicados ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Qualidade da água em Rios e Reservatórios, Sistemas de Suporte à Decisão, Recuperação de Áreas Degradadas, Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Simulação Hidrológica, Simulação Hidrológica Determinística e Sistema de Informação Geográfica em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.