Avaliação da Qualidade e Quantidade de Água Superficial e Subterrânea nas Regiões dos Lagos, Serrana, Norte e Noroeste Fluminense

Equipe de Trabalho: Adriano Ferrarez; Daniela Bogado Bastos de Oliveira; Thiago Moreira de Rezende Araujo; Leonardo Bernardo Campaneli da Silva; Elias Fernandes de Souza; Jader Lugon Junior; Maria Inês Paes Ferreira e Vicente de Paulo dos Santos Oliveira.

Data de Início: 05/05/2016

Financiador: CNPq

Linha de Pesquisa: Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos

Descrição: A avaliação da qualidade e quantidade dos recursos hídricos se faz necessária atualmente em função do uso intensivo de água nas áreas urbana e rural, destacadamente nos setores agrícola e industrial. Propor soluções sustentáveis e inovadoras para melhoria da qualidade de água e aumento e/ou manutenção da quantidade de água nas regiões dos lagos, serrana, Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, em especial nas Unidades de Conservação presentes nestes ecossistemas, configura-se como objetivo principal deste projeto. Para consecução destes objetivos são utilizadas metodologias já consolidadas para análise físico, química e microbiológica de água e efluentes, assim como no estudo de alternativas sustentáveis para promover a dessalinização das águas salobras dos açudes e poços, consideradas águas subterrâneas. Já foram realizados diagnósticos de mananciais de água superficial (rios e lagoas) e subterrânea (lençol freático) nos municípios de Silva Jardim, Macaé, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana e Varre Sai. Outros projetos já executados dão suporte ao proposto, como: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Social de Uma Estação Compacta de Tratamento de Efluentes de Baixo Custo para Pequenas Comunidades Rurais: Proposta de Elaboração de um Projeto Modelo, aprovado na Chamada Pública CNPq 94/2013; Estudo de Alternativas de Tratamento/Destinação de Efluentes e Resíduos Inorgânicos para Indústrias de Beneficiamento de Rochas Ornamentais (Gnaisses) de Santo Antônio de Pádua- RJ, projeto aprovado no Edital Nº. 96 IFFluminense, de 05 de maio de 2016 e Desenvolvimento de Protótipo de Dessalinizador por Osmose Reversa a ser implantado numa Comunidade Rural de SJB". Encontra-se também em andamento o projeto de extensão aprovado no Edital 139/2015 do IFFluminense, intitulado Recuperação Ambiental de Área Degradada na Mata Atlântica em Parceria com Comunidade Rural em Varre Sai-RJ em propriedade particular, numa parceria de mais de 10 anos naquele município. Na Estação Ecológica Estadual Guaxindiba, em atendimento a demanda do Plano de Manejo, foi realizado projeto denominado “Avaliação da qualidade de água dos mananciais da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba com diferentes usos e ocupações do solo” e atualmente está sendo realizado o projeto “Análise da Contaminação por Pesticidas Proveniente da Plantação de Abacaxi nos Recursos Hídricos da Mata do Carvão no Município de São Francisco de Itabapoana/RJ”. Nas regiões hidrográficas VI e VIII já foram realizados diversos estudos sobre corpos lóticos e idênticos, para os quais foram apontadas lacunas de conhecimento e sugestões de continuidade das pesquisas de qualidade de águas superficiais e subterrâneas que a presente proposta busca desenvolver.

As principais disciplinas que dão sustentação para este projeto, além das obrigatórias, são: Agricultura Irrigada, Conservação e Proteção de Mananciais, Erosão e Transporte de Sedimentos, Impactos Ambientais no Aproveitamento de Recursos Hídricos, Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Licenciamento Ambiental, Qualidade da água em Rios e Reservatórios, Reuso de Águas e Efluentes Industriais, Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sistemas de Informação Geográfica em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sistemas de Suporte à Decisão, Tecnologia no Tratamento de Água e Tecnologia de Tratamento de Efluentes.