Verticalização no IFF

O Doutorado Profissional se caracteriza como um desdobramento da verticalização de dois cursos de Mestrado Profissional, o de Engenharia Ambiental (PPEA) e o de Sistemas Aplicados a Engenharia e Gestão (SAEG), através da integração das pesquisas realizadas. Atualmente, a maioria dessas pesquisas já ocorre de forma integrada, através de projetos do PICG financiados pela EMBRAPII ou por outras instituições (SEBRAE, CNPq e FINEP), em parceria com o setor produtivo.

O AmbHidro se constitui como o primeiro curso de Doutorado Profissional do Instituto Federal Fluminense e como tal oferece um novo nível de verticalização tendo como objetivo a preparação de profissionais qualificados tanto pelo conhecimento teórico quanto pela forma de abordagem das questões tecnológicas relacionadas ao meio ambiente com ênfase em recursos hídricos. 

Como pode ser observado na Fig. 1, a verticalização na área proposta (Ciências Ambientais) para o doutorado ocorre a partir do nível médio, no curso técnico de Meio Ambiente onde o IFFluminense oferece turmas em quatro campi. Os egressos destes cursos podem optar pelos cursos superiores em Bacharelado em Engenharia Ambiental, em Arquitetura e Urbanismo ou em Licenciaturas em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). A Pós-Graduação é possível em cursos Lato Sensu em Educação Ambiental ou em Arquitetura das cidades: suas demandas e tecnologias e Stricto Sensu com os Mestrados Profissionais em Engenharia Ambiental (PPEA), em Sistemas Aplicados de Engenharia e Gestão (SAEG) ou em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias. É possível também a verticalização através dos cursos que estão em eixos de atuação em áreas afins à proposta, tais como: no nível técnico – Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial e Informática; no nível superior (graduação) – Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia de Alimentos. Portanto, com o curso de Doutorado, a verticalização no IFFluminense ocorrerá integralmente, atendendo completamente os três níveis de ensino (médio, superior e pós-graduação).

Figura 1: Representação esquemática da pirâmide de verticalização dos cursos do IFF em relação ao Doutorado AmbHidro