Produção Docente
O século XXI é marcado pelo aumento da população mundial e um consequente crescimento dos assentamentos urbanos. Esse contexto de rápidas mudanças, com expansão e adensamento das ocupações nas cidades, vem acompanhado de desigualdades socioambientais, diminuição da qualidade de vida, problemas de mobilidade urbana, dentre outros. Ao mesmo tempo, observa-se a intensificação do interesse na participação política da sociedade e o fortalecimento do uso e apropriação do espaço público na contemporaneidade. Diante disso, é inegável o papel dos arquitetos e urbanistas no desenvolvimento qualitativo do ambiente construído, na produção de um mundo menos desigual e na busca da qualidade de vida dos assentamentos humanos.
Compreendendo que tecnologias envolvem instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas, a uma aplicação prática do conhecimento científico, e que tais ações devem auxiliar no desenvolvimento de produtos, ações e processos que respeitem especificidades socioculturais, esta área de concentração objetiva o embasamento técnico-científico na capacitação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao enfrentamento dos desafios atuais e futuros presentes no contexto urbano e regional.
O contexto urbano regional, no qual este mestrado profissional está inserido, vem sofrendo grandes transformações que impactam na vida dos moradores da região. Estes impactos vêm ocorrendo desde a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, na década de 1970 e, mais recentemente, a implantação de complexos logísticos e portuários. Isso tem gerado crescimento populacional, adensamento e expansão urbana, assentamentos informais, ocupação de espaços ambientalmente frágeis, dentre outras problemáticas urbanas. Diante disso, o modo de vida da população da região vem se alterando, seja no modo de habitar, de relacionar-se com a cidade ou nas possibilidades de uso e de apropriação dos espaços públicos.
Linhas de Pesquisa:
As linhas de pesquisa que compõem esta área de concentração têm como objetivo preparar o profissional da área de arquitetura e urbanismo para lidar com esses desafios que se apresentam no contexto local e regional, bem como em qualquer outro contexto do país, tendo em vista que transformações urbanas estão presentes em diversas regiões, especialmente nas cidades médias brasileiras, que atraem, atualmente, maiores investimentos e, normalmente, representam polos regionais, concentrando oportunidades para diferenciados setores da população.
Tecnologia, concepção e análise: Esta linha de pesquisa objetiva aprofundar a análise e o desenvolvimento de técnicas e processos para a concepção e intervenção no ambiente construído, visando à estruturação de uma base teórico-metodológica que proporcione uma produção prática mais qualificada do espaço, levando em consideração o seu desempenho, seja ele ambiental, funcional, tecnológico ou estético, buscando atender às expectativas e às demandas do usuário. Visa ao estudo da aplicação de métodos, técnicas, ferramentas e processos da prática de projeto, e a relação entre tecnologia, forma, função e percepção do ambiente construído, objetivando gerar subsídios à ação projetual e de planejamento. Pretende instrumentalizar a ação analítica e propositiva em suas múltiplas escalas. A linha de pesquisa envolve estudos sobre tecnologias aplicadas a materiais e a processos de construção, tecnologia computacional e informacional aplicadas à modelagem, representação e otimização de processos de projeto, auxiliando na elaboração de soluções práticas e de projeto, enfatizando a importância da incorporação dos avanços tecnológicos às necessidades atuais e futuras da região.
Tecnologia, gestão e produção: Esta linha tem como foco a produção do espaço urbano e arquitetônico em diversas escalas e aspectos. Objetiva estudos sobre gestão, produção e transformação do ambiente construído e da paisagem, com ênfase nas suas implicações práticas, gerando conhecimento que contribua na produção do espaço com enfoque no entendimento das questões contemporâneas, a partir dos desafios atuais e futuros que se apresentam e tornam mais complexos os sistemas arquitetônicos e urbanos. Pretende propiciar a percepção dos aspectos políticos e governamentais e das questões éticas, e refletir sobre tecnologias sociais e o direito à cidade, à produção do espaço urbano regional e à atuação dos diversos agentes que participam na produção e transformação desse espaço, bem como as estruturas espaciais e socioambientais resultantes desta relação.