A Participação Discente Na Gestão Democrática Escolar Na Perspectiva Da Formação Integral: Um Estudo De Caso No Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro

por Gilmara Basilio Caetano publicado 22/11/2022 10h23, última modificação 20/10/2023 16h31

Severino Joaquim Correia Neto

  • Autora: Gilmara Basilio Caetano

Considerando a premissa legal da gestão democrática do ensino e que a participação ativa nos
processos de tomada de decisão no ambiente escolar colabora para a formação de
comportamentos políticos democráticos, o estudo em questão teve como objetivo investigar
como se dá a participação dos estudantes na gestão democrática no IFF Campus Campos
Centro. Para isso, foi realizado um estudo de caso com os estudantes do Ensino Médio
Integrado do Campus Campos Centro. Após pesquisa bibliográfica e documental, foi
realizada com os representantes discentes uma entrevista para averiguar suas percepções sobre
os canais e a participação discente atual. Aos demais estudantes foi aplicado um questionário
para analisar o conhecimento que possuem sobre a gestão democrática da instituição, como é
a participação deles nesse processo e possíveis demandas existentes. A interpretação dos
dados mostrou que a participação dos discentes na gestão democrática do campus é baixa, e
que há um grande desconhecimento por parte deles dos canais de participação e de seus
representes, sendo a disseminação de informações, o principal desafio apresentado para a
participação efetiva dos estudantes. Nesse sentido foi desenvolvido e aplicado um produto
educacional com informações sobre os mecanismos de participação discente, com propósito
de gerar interação e estimular os estudantes em via de uma participação efetiva, junto aos seus
representantes e a gestão democrática da instituição.

Palavras
-chave: Educação integral, gestão democrática, educação profissional e tecnológica.

Considering the legal premise of democratic management of education and that active
participation in decision-making processes in the school environment contributes to the
formation of democratic political behaviors, the study in question aimed to investigate how
students participate in democratic management. at IFF Campus Campos Centro. For this, a
case study was carried out with the students of the integrated high school of Campus Campos
Centro. After bibliographic and documentary research, an interview was carried out with the
student representatives to ascertain their perceptions about the channels and current student
participation. A questionnaire was applied to the other students to analyze their knowledge
about the democratic management of the institution, how they participate in this process and
possible existing demands. The interpretation of the data showed that the participation of
students in the democratic management of the campus is low, and that there is a great lack of
knowledge on their part of the participation channels and their representatives, with the
dissemination of information being the main challenge presented for effective participation. of
students. In this sense, an educational product was developed and applied with information on
the mechanisms of student participation, with the purpose of generating interaction and
encouraging students to participate effectively, together with their representatives and the
democratic management of the institution.

Keywords:
Integral education, democratic management, professional and technological
education.

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