EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS ACESSÍVEIS E DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

por PRISCILA DE SOUZA FARIA publicado 04/03/2021 11h51, última modificação 20/10/2023 16h31

Dirceu Pereira dos Santos

Utilizar metodologias de ensino que tornem os estudantes mais participativos nas aulas têm se tornado necessário. Muitos alunos demonstram dificuldade na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química devido a mesma ser apresentada de forma muito teórica e abstrata. Além disso, a falta de inserção de temas químicos sociais, ou seja, temas que propiciem a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno, reduz a Química a uma disciplina irrelevante para os discentes. Aliado à ausência de aulas experimentais, o ensino torna-se deficitário e o desenvolvimento cognitivo insuficiente nesta área. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um experimento na área de Química utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. Este trabalho teve como embasamento a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com o propósito de favorecer e auxiliar uma aprendizagem mais duradoura. Turmas de 3º ano de Ensino Médio Profissional Integrado constituiram o público alvo desta pesquisa. Assim, foi desenvolvido um experimento sobre a temática estequiometria utilizando materiais alternativos. Após testes de verificação de conhecimento, aplicação do experimento com os alunos e análise dos resultados, foi possível observar que práticas experimentais associadas às aulas teóricas e ao conhecimento prévio dos estudantes, podem contribuir na formação dos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Como resultado desta pesquisa foi elaborado o produto educacional que correspondeu a uma sequência didática com todas as etapas da prática a fim de que a mesma possa ser utilizada por outros profissionais da área, de maneira a tentar contribuir para uma aprendizagem significativa.

Palavras - chave: Estequiometria. Práticas experimentais. Materiais alternativos. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Using teaching methodologies that make students more participatory in class has become necessary. Many students show difficulty in learning the contents of the Chemistry subject because it is presented in a very theoretical and abstract way. In addition, the lack of insertion of social chemical themes, that is, themes that provide the contextualization of chemical content with the student's daily life, reduces Chemistry to an irrelevant discipline for students. Allied to the absence of experimental classes, teaching becomes deficient and cognitive development is insufficient in this area. Thus, the objective of this research was to develop an experiment in the area of Chemistry using accessible and low-cost materials. This work was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning with the purpose of favoring and assisting a more lasting learning. 3rd year classes of Integrated Professional High School constituted the target audience of this research. Thus, an experiment was developed on the theme stoichiometry using alternative materials. After knowledge verification tests, application of the experiment with the students and analysis of the results, it was possible to observe that experimental practices associated with the theoretical classes and the previous knowledge of the students, can contribute to the training of students in Professional and Technological Education. As a result of this research, the educational product was elaborated which corresponded to a didactic sequence with all the stages of the practice so that it can be used by other professionals in the area, in order to try to contribute to a meaningful learning.

Keywords: Stoichiometry. Experimental practices. Alternative materials. Ausubel's Theory of Meaningful Learning.

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