Formação docente para a Educação Profissional Tecnológica e a (in) visibilidade dos alunos em sofrimento psíquico no Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio

por Eliane Antunes Marinho do Prado publicado 31/10/2023 15h36, última modificação 11/12/2023 14h36

Dr. Jonis Manhães Sales Felippe

  • Autora:

Eliane Antunes Marinho do Prado.

A pesquisa realizada para a elaboração da presente dissertação tematizou o enfrentamento do
sofrimento psíquico recorrente entre estudantes, no âmbito do Instituto Federal Fluminense
(IFF), problematizando a necessidade de formação continuada para melhor habilitar os
professores vinculados à educação profissional e tecnológica a lidarem com alunos que
eventualmente sejam vítimas de problemas que afetam a saúde mental. Empiricamente,
investigou-se de que forma se dá a abordagem do sofrimento psíquico presente entre estudantes
no âmbito do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio, especialmente no que tange à
atuação docente. Utilizou-se uma metodologia híbrida, associando-se a revisão bibliográfica à
aplicação de um questionário aos professores, por meio da ferramenta google forms, e a
entrevistas presenciais realizadas com profissionais técnicos envolvidos com o atendimento
multiprofissional de saúde mental (Assistente Social e psicóloga). Os dados coletados foram
organizados e analisados por meio da estatística descritiva, quando quantitativos, e em
categorias, quando qualitativos. Para o tratamento e a compreensão dessas informações
qualitativas, foram tomados como base os fundamentos da análise de conteúdo (organização,
codificação e categorização). Os resultados da pesquisa mostraram que os docentes do
IFFluminense campus Cabo Frio, embora sejam majoritariamente egressos de licenciaturas
(fato importante perante a literatura sobre EPT), têm dificuldades na identificação e abordagem
da questão, o que pode estar levando a um processo de invisibilização dos casos. Ao mesmo
tempo, esses professores reconhecem a necessidade de formação no que se refere à questão do
sofrimento psíquico, o que deu subsídios para a concepção e elaboração de um Produto
Educacional: uma cartilha destinada aos professores e demais profissionais atuantes na escola,
em especial na educação profissional e tecnológica, desenvolvida com a finalidade de
compartilhar saberes que contribuam para prepará-los para identificar, lidar, apoiar e
encaminhar para atendimento multiprofissional os estudantes com sinais de possível sofrimento
psíquico.
Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica. Sofrimento Psíquico. Formação Docente. Saúde mental na escola. Assistência Estudantil.

The research carried out for the elaboration of this dissertation thematized the confrontation of
recurrent psychic suffering among students, within the scope of the Instituto Federal
Fluminense (IFF), problematizing the need for continuing education to better enable teachers
linked to professional and technological education to deal with students eventually become
victims of problems that affect mental health. Empirically, it was investigated how the psychic
suffering present among students at the Instituto Fedeal Fluminense campus Cabo Frio is
approached, especially with regard to teaching. A hybrid methodology was used, associating a
bibliographic review with the application of a questionnaire to teachers, using the google forms
tool, and face-to-face interviews with technical professionals involved with multidisciplinary
mental health care (Social Worker and Psychologist). The collected data were organized and
analyzed using descriptive statistics, when quantitative, and in categories, when qualitative. For
the treatment and understanding of these qualitative information, the fundamentals of content
analysis were taken as a basis (Organization, Coding and Categorization). The results of the
research showed that the teachers of the IFFluminense campus Cabo Frio, although they are
mostly graduates of teachers training (innovative fact in the literature on EPT), have difficulties
in identifying and approaching the issue, which may be leading to a process of invisibility of
cases. At the same time, these teachers recognize the need to training with regard to the issue
of psychic suffering, which provided subsidies for the conception and elaboration of an
Educational Product: a booklet aimed at teachers and other professionals working at school,
especially in professional and technological education, developed with the purpose of sharing
knowledge that contributes to preparing them to identify, deal with, support and refer students
with signs of possible psychological distress to multidisciplinary care.
Keywords: Professional and Technological Education. Psychic Suffering. Teacher Training. Student Assistance. Mental Health al School.

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