O Processo De Ensino-Aprendizagem Das Equações Polinomiais Do Primeiro Grau Por Meio Da História Da Matemática Como Recurso Pedagógico Na EPT – Educação Profissional Técnológica Do IFFluminense

por Ingrid Carlos Gomes publicado 04/09/2024 13h27, última modificação 04/09/2024 13h27

Leonardo Salvalaio Muline

 

Autora: Ingrid Carlos Gomes

O ensino da matemática tem sido objeto de reflexão nas últimas décadas no que tange à necessidade de contextualização, aplicabilidade e atribuição de significado. A
inclusão da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem pode possibilitar aos alunos outra forma de conceberem e verem a matemática,
possibilitando a contextualização com aplicação e sua correlação com as outras disciplinas. Ao utilizar a história da matemática no ensino, os docentes da educação
profissional podem tornar os conteúdos ensinados mais agradáveis, motivando a aprendizagem e proporcionando a compreensão da origem e do processo de
desenvolvimento da Matemática. Este trabalho tem como escopo identificar as contribuições do uso da história da matemática enquanto recurso didático para o
ensino e aprendizagem de equações polinomiais do primeiro grau. A metodologia da pesquisa é qualitativa, sendo de natureza aplicada, com objetivos exploratórios –
descritivos e com procedimento de pesquisa bibliográfica. Com a pesquisa buscou meios para minimizar as dificuldades de aprendizagem do conteúdo base de Equação
Polinomial do Primeiro Grau, foi aplicada em uma turma com 18 alunos participantes. 
Ocorreu à aplicação da pesquisa no segundo ano do curso Técnico Integrado de Eletrotécnica do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro-RJ. Foi
utilizada uma Sequência Didática, baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), que foi utilizada para abordar o conteúdo
fazendo uso da história da matemática como recurso pedagógico. A metodologia desta sequência didática compões as etapas de: problematização inicial, organização
do conhecimento e a etapa final aplicação do conhecimento. O uso desta sequência didática pôde propiciar aos alunos maior entendimento da disciplina e contribuiu para
a aprendizagem com significado, qualidade, sendo-os preparados para o trabalho e vida em sociedade. Considera-se importante o uso de história da matemática no
processo de ensino da disciplina matemática, pois possibilitou que os discentes percebessem os conceitos matemáticos mais próximos da vivência. O processo de
ensino e aprendizagem com esse recurso pedagógico é engrandecedor de conhecimento e favorável para a aprendizagem com significado. Esta pesquisa de dissertação do mestrado ProfEPT, resultou na elaboração do produto educacional e-book digital, devido possibilitar a capacidade de explanar a conscientização para os docentes da EPT que o uso da história da matemática enquanto recurso pedagógico pode propiciar benefícios para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Palavras-Chave: História da Matemática. Três Momentos Pedagógicos. Equação Polinomial do primeiro grau.

Mathematics teaching has been the subject of reflection in recent decades regarding the need for contextualization, applicability and attribution of meaning. The inclusion of
the history of mathematics in the teaching and learning process can provide students with another way of conceiving and seeing mathematics, enabling contextualization
with application and its correlation with other subjects. By using the history of mathematics in teaching, professional education teachers can make the content taught
more enjoyable, motivating learning and providing an understanding of the origin and development process of Mathematics. Teaching mathematics can expand its teaching,
increasing students' understanding that mathematics is applied to their own experience as a human being in society. This work aims to identify the contributions of using the
history of mathematics as a teaching resource for teaching and learning polynomial equations in first grade. The research will be carried out in the second year of the
Integrated Electrical Technician course at the Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. The Didactic Sequence the Three Pedagogical Moments will be used
to approach the content using the history of mathematics as a pedagogical resource. The methodology of this research involving the three pedagogical moments comprises
the stages of: initial problematization, organization of knowledge and the final stage of application of knowledge. The use of this didactic sequence can provide students with
a greater understanding of the subject and contributes to meaningful, quality learning, preparing them for work and life in society. The use of the history of mathematics in
the process of teaching mathematics is considered important, as it allows students to understand mathematical concepts that are closer to experience. The teaching and
learning process with this pedagogical resource enhances knowledge and is conducive to meaningful learning. This ProfEPT master's dissertation research resulted in the
development of the digital e-book educational product, due to its ability to raise awareness among EPT teachers that the use of the history of mathematics as a
pedagogical resource can provide benefits to the teaching process. and learning mathematics. A possibility of a pedagogical strategy was also described with the
didactic sequence of the three pedagogical moments involving the content of primary school polynomial equations.

Keywords: History of Mathematics. Three Pedagogical Moments. Polynomial equation of the first degree.

Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.