Percepções Dos Estudantes Durante A Utilização De Material Concreto No Processo De Ensino E Aprendizagem De Geometria

por Izabela Santana Leal Friguis publicado 01/07/2024 13h37, última modificação 01/07/2024 13h37

Breno Fabrício Terra Azevedo

 

  • Autora: Izabela Santana Leal Friguis

O uso de materiais concretos como aparato na prática pedagógica para ensino de geometria surge na perspectiva da educação como uma alternativa valiosa aos métodos tradicionais, não o substituindo, mas complementando os conceitos teóricos, visando preparar os estudantes para o exercício de profissões. Esta abordagem pedagógica sugeriu uma série de vantagens que corroborou significativamente na participação, compreensão e na construção do conhecimento dos estudantes do 5º período do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Hospedagem, do IFFluminense Campus Cabo Frio - RJ, que selecionados por conta dos conteúdos de geometria serem parte integrante da grade curricular do curso, e por preparar os alunos de hospedagem para enfrentar desafios do mercado de trabalho, como a otimização de espaços, organização de ambientes e resolução de problemas práticos do dia a dia. Foi investigado o uso de materiais concretos no ambiente escolar como recurso pedagógico na construção do conhecimento, para aprimorar a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho; desenvolvida e aplicada uma sequência didática, que descreveu a utilização de materiais concretos, tendo o aluno como elemento central no processo de ensino e aprendizagem; e analisada a percepção dos discentes em relação às contribuições da aplicação da sequência didática. Essa investigação se justifica pela relevância do ensino de geometria, destacando a importância dessa área do conhecimento para formação integral, conforme orientado pela Base Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). No arcabouço teórico foram referenciados autores que tratam da relação entre educação e trabalho mediante de práticas inovadoras e criativas para ensino de matemática. A influência do uso de materiais concretos no processo de ensino e aprendizagem de geometria possibilitou várias vantagens e benefícios para essa abordagem, com intuito de desenvolver habilidades e competências essenciais para a atuação profissional dos alunos na sociedade. Foi realizada uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, caracterizada como uma pesquisa-ação. Durante o percurso deste trabalho aconteceu uma pesquisa bibliográfica; reunião com a coordenação do curso e o professor de matemática da turma escolhida; aplicação de questionários para coleta de dados; e aplicação da sequência didática com os discentes. Os resultados indicam que a realização de oficinas para utilizar os materiais concretos como recurso pedagógico com vistas à produção e aplicação prática dos conceitos teóricos de geometria possibilita o desenvolvimento de competências essenciais para uma formação integral e para a preparação dos alunos para a vida em sociedade, o mundo do trabalho e o exercício da cidadania.

Palavras-chave: Materiais didáticos concretos. Ensino de geometria plana e espacial. Educação Profissional e Tecnológica. Sequência Didática

The use of concrete materials as an apparatus in pedagogical practice for teaching geometry appears from the perspective of education as a valuable alternative to traditional methods, not replacing them, but complementing theoretical concepts, aiming to prepare students for the exercise of professions. This pedagogical approach suggested a series of advantages that significantly corroborated the participation, understanding and construction of knowledge of students in the 5th period of the Integrated Technical Course of Secondary Level in Hosting, at IFFluminense Campus Cabo Frio - RJ, who were selected due to the contents geometry are an integral part of the course's curriculum, and for preparing accommodation students to face challenges in the job market, such as optimizing spaces, organizing environments and solving practical day-to-day problems. The use of concrete materials in the school environment as a pedagogical resource in the construction of knowledge was investigated, to improve students' preparation for the job market; developed and applied a didactic sequence, which described the use of concrete materials, with the student as a central element in the teaching and learning process; and the students' perception in relation to the contributions of applying the didactic sequence was analyzed. This investigation is justified by the relevance of teaching geometry, highlighting the importance of this area of knowledge for comprehensive training, as guided by the Common Curricular Base (BNCC), Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) and National Curricular Parameters (PCN's). In the theoretical framework, authors who deal with the relationship between education and work through innovative and creative practices for teaching mathematics were referenced. The influence of the use of concrete materials in the process of teaching and learning geometry enabled several advantages and benefits for this approach, with the aim of developing essential skills and competencies for students' professional performance in society. Research with a qualitative methodological approach, of an exploratory nature, characterized as action research, was carried out. During the course of this work, bibliographical research took place; meeting with the course coordinator and the mathematics teacher of the chosen class; application of questionnaires for data collection; and application of the didactic sequence with students. The results indicate that holding workshops to use concrete materials as a pedagogical resource with a view to the production and practical application of theoretical geometry concepts enables the development of essential skills for comprehensive training and to prepare students for life in society, the world of work and the exercise of citizenship

Keywords: Concrete teaching materials. Teaching flat and spatial geometry. Professional and Technological Education. Didactic Sequence.

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