PROEJA: CONTRIBUIÇÕES À PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES

por RENATA NASCIMENTO DA SILVA publicado 19/01/2022 10h15, última modificação 20/10/2023 16h31

Dr. Breno Fabrício Terra Azevedo

A pesquisa decorre da experiência do Serviço Social do IFFluminense, campus Itaperuna, junto aos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica na Modalidade PROEJA. Instiga à análise a situação desse público, em particularidades que podem interferir direta ou indiretamente no processo de aprendizagem, tais como a jornada dupla, devido ao trabalho; a responsabilidade única ou principal do estudante pela renda familiar; o afastamento dos estudos por muitos anos; a impossibilidade de circular pelos diversos espaços do campus, devido à baixa disponibilidade de tempo, o que dificulta a criação de vínculos com outros atores. A partir dos dados obtidos também por meio do Sistema de Registro Acadêmico do IFFluminense, foi possível identificar altas taxas de evasão. Daí, a necessidade de se aprofundar na temática, de modo a buscar subsídios e produzi-los a fim de que possam auxiliar em futuras intervenções e contribuições na permanência desses estudantes. Então, a pesquisa analisa os fatores que contribuem para a permanência no campus Itaperuna do IFFluminense, a partir da perspectiva da trajetória desses estudantes. Para isso, realiza estudos gerais para a arquitetura conceitual-histórica institucional e a construção do Manual de Acolhimento. Possuindo natureza descritiva com abordagens qualitativas, desenvolve-se a partir do método dialético, caracterizada por Pesquisa Ação, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários. Para a análise dos dados qualitativos, foi empregado o método da Análise de Conteúdo. O levantamento de perfil desse público considerou dados de 2009 até 2016. Em relação ao Manual de Acolhimento, enquanto produto educacional oriundo da pesquisa, objetivou aumentar a aproximação entre os profissionais e os estudantes, por meio de um instrumento de acolhimento permanente. Estruturou-se nas seguintes etapas: 1) Entrevista de acolhimento com os estudantes ingressantes; 2) Atividades de acolhimento, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem; 3) Avaliação com os alunos sobre o processo.

Palavras-chave: Educação Profissional. PROEJA. Permanência.

The research comes from the experience of Social Service from IFFluminense, campus Itaperuna, with the students of the Technical Course Integrated to High School in Electrotechnics, in the PROEJA modality. The situation of this audience instigates the analysis, in particularities that can interfere directly or indirectly in the learning process, such as: double shift, due to work; the student's unique or primary responsibility for household income; many years absence from studies; the impossibility of going through the various spaces on the campus, due to the lack of time, which makes it difficult to stablish connections with other people. From data also obtained through the Academic Registration System of the IFFluminense, it was possible to identify high levels of dropouts. Therefore, the need to make a deeper research on the theme, in order to seek and produce subsidies that can help future interventions and contributions in the permanency of these students. Then, the research analyses the factors that contribute to the permanency at IFFluminense, campus Itaperuna. For this, it carries out general studies for institucional conceptual-historical architecture and the building of the Welcome Manual. Having a descriptive nature with qualitative approaches, it is developed from the dialectical method and characterized by Action Research, Bibliographic Research and Document Research. Concerning the data collection instruments, the following were used: semi-structured interviews and questionaries. For the analysis of qualitative data, the Content Analysis method was used. The profile survey of this audience considered data from 2009 to 2016. Regarding the Welcome Manual, as an educational product from the research, its goal is to increase the approaching level between professionals and students. It is structured in the following stages: 1) Welcome interview with the incoming students; 2) Welcome activities, involving the teaching and learning process; 3) Assessment with the students about the process.

Keywords: Professional Education. PROEJA. Permanency

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