Sequência Didática Baseada No Uso Da Mídia Digital Podcast Para O Ensino Da Língua Espanhola No Centro De Línguas Do Instituto Federal Fluminense, Campus Campos Centro

por Renata Costa Fonseca Artiles publicado 21/06/2024 16h30, última modificação 21/06/2024 16h30

Thiago Soares de Oliveira

  • Autora: 

Renata Costa Fonseca Artiles

 

As transformações sociais e o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm revolucionado o cenário educacional, proporcionando oportunidades inovadoras
para o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o podcast tem emergido como uma ferramenta versátil para o ensino de línguas estrangeiras. Este estudo tem como objetivo central o de
analisar contribuições da mídia digital podcast para o ensino da língua espanhola (Nível 1), no Centro de Línguas do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro.

Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, objetivo descritivo-exploratório, natureza aplicada e que se ampara em dois procedimentos metodológicos: a

pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, sendo que esta foi desenvolvida no primeiro semestre letivo de 2023, com 6 estudantes matriculados no Nível 1 do curso de Língua Espanhola do CELIFF. Para a coleta e produção de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista com 2 profissionais integrantes da Coordenação do Centro de Línguas e questionários aplicados a 6 estudantes a ele vinculados. A sequência didática foi planejada e desenvolvida a partir do uso do podcast como ferramenta pedagógica. Ao fim, os resultados revelaram um impacto positivo da implementação dessa sequência didática, pois a flexibilidade proporcionada pelos podcasts permitiu que os estudantes gerenciassem o acesso ao conteúdo de maneira personalizada, contribuindo para um aprendizado mais eficaz e engajador. Além disso, notou-se que o potencial dos podcasts como ferramentas educacionais para o ensino de línguas espanhola alinha-se às demandas da sociedade contemporânea, que exige abordagens mais dinâmicas e personalizadas na educação.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Ensino de Língua Espanhola. Sequência didática. Podcast.

Social transformations and the advancement of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) have revolutionized the educational scenario, providing innovative
opportunities for teaching and learning. In this context, the podcast has emerged as a versatile tool for teaching foreign languages. This study's central objective is to analyze contributions of podcast digital media to the teaching of the Spanish language (Level 1), at the Language Center of the Instituto Federal Fluminense (CELIFF), at Campos Centro campus. Methodologically, this is a study with a qualitative approach, descriptive-exploratory objective, of applied nature, and which is based on two methodological procedures: bibliographical research and action research. Both were developed in the first academic semester of 2023, with 6 students enrolled in Level 1 course of CELIFF Spanish Language course. For data collection and production, the following instruments were used: interviews with 2 professionals who are members of the Language Center Coordination and questionnaires applied to 6 students linked to the course. The didactic sequence was planned and developed using the podcast as a pedagogical tool. At last, the results revealed a positive impact from the implementation of this teaching sequence, as the flexibility provided by podcasts allowed students to manage access to content in a personalized way, contributing to more effective and engaging learning. Furthermore, we noted that the potential of podcasts as educational tools for teaching Spanish languages aligns with the demands of contemporary society, which requires more dynamic and personalized
approaches to education. 

Keywords: Technical and vocational education and training (TVET). Spanish Language Teaching. Following teaching. Podcast.

PDF document Dissertação Renata Artiles - versão final.pdf — Documento PDF, 2.57 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.