UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DO CURSO DE ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFF: SALA DE AULA INVERTIDA E AVA SCHOOLOGY

por CÁTIA VALÉRIA DA SILVA AMARAL publicado 26/11/2021 12h34, última modificação 20/10/2023 16h31

Orientador: Dr. André Fernando Uébe Mansur

  • Autor: 

    CÁTIA VALÉRIA DA SILVA AMARAL

Com o uso cada vez mais intenso das redes sociais digitais pelos estudantes, percebe-se uma falta de preocupação no uso da língua para uma comunicação de forma satisfatória, o que ocorre devido à não observância de questões linguísticas que contribuem para o bom entendimento de um texto. Pensando nisso, propondo uma educação inovadora, esta pesquisa tem por objetivo investigar se a inserção de atividades interdisciplinares, mediadas por uma tecnologia digital e uma metodologia ativa, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio, do IFF campus Campos Guarus, pode, inclusive em tempos de pandemia, proporcionar-lhes melhoria no seu desempenho linguístico, uma vez que essa clientela vem demonstrando dificuldades no que se refere à capacidade de interpretação e ao uso da linguagem oral e escrita. A revisão da literatura efetuou-se por meio da leitura de obras e artigos de teóricos e pesquisadores que apresentam contribuições para o tema exposto e a fundamentação teórica teve como base a aprendizagem significativa, com contribuições de Antoni Zabala, Paulo Freire e José Moran. Para o desenvolvimento da pesquisa, entrevistas foram feitas com os discentes antes e depois da aplicação de uma sequência didática (SD), a qual consistiu num conjunto de atividades interdisciplinares durante as aulas de Língua Portuguesa, que resultou no produto educacional final deste trabalho, que poderá ser utilizado por outros professores dessa disciplina. Os registros das atividades desenvolvidas com os alunos foram efetuados no Diário de campo pela pesquisadora e, ao mesmo tempo, professora da turma, que, após a aplicação da SD, procedeu à análise dos elementos da coleta de dados e dos resultados das ações implementadas, constatando-se, ao final, que as atividades interdisciplinares da SD tiveram contribuição positiva no processo de ensino e aprendizagem e que poderão ser adaptadas para integração com outras disciplinas.
Palavras-chave: Sequência didática. Interdisciplinaridade. Metodologia ativa. Tecnologia digi-tal. Desempenho linguístico. Educação inovadora.

With the increasingly intense use of digital social networks by students, there is a lack of concern in the use of language for satisfactory communication, which occurs due to the non-observance of linguistic issues that contribute to the good understanding of a text. With this in mind, proposing an innovative education, this research aims to investigate whether the insertion of interdisciplinary activities, mediated by digital technology and an active methodology, in the teaching and learning process of first-year students of the Electronics Technician course integrated into High School , from the IFF Campos Guarus campus, can, even in times of pandemic, provide them with an improvement in their linguistic performance, since this clientele has shown difficulties with regard to the ability to interpret and use oral and written language. The literature review was carried out through the reading of works and articles by theorists and researchers that present contributions to the exposed theme and the theoretical foundation was based on significant learning, with contributions from Antoni Zabala, Paulo Freire and José Moran. For the development of the research, interviews were made with the students before and after the application of a didactic sequence (DS), which consisted of a set of interdisciplinary activities during the Portuguese Language classes, which resulted in the final educational product of this work, which can be used by other teachers of that discipline. The records of the activities developed with the students were made in the Field Diary by the researcher and, at the same time, the class teacher, who, after applying the didactic sequence, analyzed the data collection elements and the results of the implemented actions, noting, at the end, that the interdisciplinary activities of didactic sequence had a positive contribution in the teaching and learning process and that they can be adapted for integration with other subjects.
Keywords: Didactic sequence. Interdisciplinarity. Active methodology. Digital technology. Linguistic performance. Innovative education.

PDF document Dissertação_Cátia_Valéria_Amaral.pdf — Documento PDF, 2.12 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.