BANCADA PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO MOTOR DE INDUÇÃO COM A PRESENÇA DE TENSÕES HARMÔNICAS

por Suellen Nascimento publicado 02/04/2024 17h58, última modificação 02/04/2024 17h58

Prof. Dr. Rodrigo Martins Fernandes (Orientador)

Os motores de indução são máquinas rotativas de grande utilização em sistemas industriais por sua eficiência, simplicidade de instalação e operação. Esses motores apresentam boa regulação de velocidade e bom conjugado. Contudo, problemas relacionados à qualidade de energia como os harmônicos, afetam o seu funcionamento. As bancadas didáticas são instrumentos importantes na formação do indivíduo por alinhar o conhecimento teórico com situações propostas pela prática profissional. Na disciplina de máquinas elétricas, em que também são explorados os fatores atrelados ao desempenho das máquinas, a investigação do comportamento do equipamento sob condições não ideais de funcionamento, amplia a compreensão do aluno acerca do tema e na contribuição na solução de problemas. Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma bancada destinada aos experimentos do motor de indução com componentes harmônicas na tensão de alimentação para avaliação do comportamento da máquina sob estas condições operacionais. A bancada propõe ao discente da disciplina de máquinas elétricas pelos cursos de bacharelado e de tecnologia do instituto federal fluminense uma maior reflexão sobre os impactos no comportamento do motor de indução quando o mesmo está sob de tensões harmônicas, provocadas principalmente pela presença das cargas não lineares. Para isto, foi realizada a simulação da bancada no Matlab/Simulink com dados reais da máquina e dispositivos que seriam aplicados no desenvolvimento da fonte geradora da distorção. Em seguida, foi implementada a fonte de frequência ressonante em conjunto com o retificador trifásico não controlado. Os resultados da pesquisa apontaram a presença de tensões harmônicas de acordo com a frequência ressonante de quinta ordem selecionada e a consistência dos dados comparados à simulação. Concluiu-se por meio do ensaio experimental, apesar dos ruídos sobrepondo o sinal do conjugado oscilante, que a bancada atende a expectativa da geração distorções harmônicas sobre a tensão possibilitando o ensaio em motores sob condições não senoidais de alimentação.

Palavras-chave: Plataforma didática, Motor Assíncrono, Distorções harmônicas, Circuito LC.

Induction Motors are rotating machines that are widely used in industrial systems due to their efficiency, simplicity of installation and operation. These motors feature good speed regulation and good torque. However, problems related to power quality, such as harmonics, affect its operation. Didactic benches are important instruments in the formation of the individual by aligning theoretical knowledge with situations proposed by professional practic. In the discipline of electrical machines, in which the factors linked to the performance of the machines are also explored, the investigation of the behavior of the equipment under non-ideal operationg conditions, broadens the students understanding of the subject and contributes to the solution of problems. The objective of this work is the development of a bench for induction motor experiments with harmonic components in the supply voltage to evaluate the behavior of the machine under these operating conditions. The bench proposes to the student of the discipline of electrical machines for the bachelor and technology courses of the Fluminense Federal Institute a greater reflection on the impacts on the behavior of the induction motor when it is under harmonic voltages, caused mainly by the presence of non-linear loads. For this, a simulation of the workbench was carried out in Matlab/Simulink with real data from the machine and devices that would be applied in the development of the source that generated the distortion. Then, the resonant frequency source was implemented together with the uncontrolled three-phase rectifier. The research results indicated the presence of harmonic voltages according to the selected fifth order resonant frequency and the consistency of the data compared to the simulation. It was concluded through the experimental test, despite the noises superimposing the oscilating torque signal, that the bench meets the expectation of generating harmonic distortions on the voltage, allowing the test in Motors under non-sinusoidal power supply conditions.

Keywords: Didactic platform 1, Asynchronous Motor 2, Harmonic distortions 3, LC circuit 4.

PDF document Suellen Nascimento.pdf — Documento PDF, 2.95 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.