XV Confict

Alunos do IFF apresentam projetos no XV Confict

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/06/2023 16h34, última modificação 10/10/2023 13h21
Ao todo, 103 projetos de iniciação científica e tecnológica do IFF foram apresentados nas sessões orais e de banners.
Alunos do IFF apresentam projetos no segundo dia do XV Confict

Alunos e orientadores apresentaram seus trabalhos nas sessões de apresentação oral e de banners, na última terça-feira, dia 27 de junho, no Centro de Convenções da Uenf. Pelo IFF, foram apresentados103 projetos de iniciação científica e tecnológica nas sessões orais e de banners.

A programação do segundo dia do XV Confict e VIII Conpg foi aberta com a I Sessão Oral de apresentação de trabalhos, na qual estudantes do IFF trouxeram suas pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Linguística, Ciências Exatas e Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas.

Raul Chatel Neto, estudante do Curso de Licenciatura em Letras, do Campus Campos Centro, participou pela segunda vez do Confict, apresentando o trabalho “O léxico neológico como marcador de identidade e pertencimento na comunidade discursiva gamer”. A proposta do estudo foi compreender como os neologismos utilizados por tal comunidade assumem um caráter identitário e de pertencimento. “É um estudo linguístico para abordar o campo semântico e pragmático, mas o objetivo final são as políticas linguísticas, partindo do micro para o macro”, contou o graduando.

Na sessão de banners, estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica (bolsistas Pibic, Pibiti e voluntários) do IFF, UFF e Uenf estiveram presentes com seus trabalhos em prontidão para explicar e sanar dúvidas sobre suas pesquisas.

Camila Bandoli, estudante do curso de Licenciatura em Química, do Campus Itaperuna, apresentou o banner "Determinação de sódio em suplementos alimentares: uma proposta pedagógica para o ensino técnico em química". O projeto tem como finalidade desenvolver uma metodologia experimental para o ensino técnico que relacione os conteúdos de validação de métodos com a educação alimentar, estimulando a aprendizagem significativa para a disciplina de química analítica.

Um outro banner presente no evento foi "A concordância nominal de número na norma culta do 'Projeto Vertentes'", apresentado pela estudante da Licenciatura em Letras do Campus Campos Centro, Bárbara Rangel. Entre os objetivos do projeto, está o de contribuir com a descrição geral da polarização linguística no estado da Bahia. "O professor Dante Lucchesi, coordenador do 'Projeto Vertentes', propõe que existe uma polarização no cenário linguístico brasileiro, na qual, em uma extremidade, encontra-se a norma culta dominada pela 'elite letrada' e, na outra, a norma popular, utilizada pela 'população socialmente marginalizada", disse a estudante.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!