Notícias

Jogos dos Institutos Federais

Dia de finais no handebol, basquete, vôlei e futsal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/08/2017 17h51, última modificação 28/08/2017 22h19
V JIF Sudeste continua de 29 a 31 de agosto com atletismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei de areia, natação, futebol e judô.
Dia de finais no handebol, basquete, vôlei e futsal

 Depois de muito treinamento, suor e dedicação, a hora foi de colher os frutos. Em dia de tudo ou nada, as equipes finalistas da primeira etapa da quinta edição dos Jogos dos Institutos Federais Região Sudeste (V JIF Sudeste) entraram com tudo em quadra para levar o título para casa, resultado de muito trabalho de equipes técnicas e jogadores.

 As finais de handebol, basquete, vôlei e futsal aconteceram neste domingo, 27 de agosto, no Instituto Federal Fluminense, Campus Campos Centro. O primeiro duelo do dia foi do basquete masculino do IF Espírito Santo e Colégio Pedro II. O time capixaba entrou em quadra com gritos de “Bora IFES”, em uma torcida ainda tímida, tão cedo para uma manhã de domingo, às 8h. Por outro lado, o time do Rio de Janeiro tinha no seu banco de reserva uma torcida tão forte que desbancaria um estádio lotado. Mas o dia era do IFES, de suas equipes e de sua torcida com gritos de “IFES poderoso, IFES confiante”. Das oito finais deste domingo, o IF Espírito Santo levou quatro, das cinco que disputou: basquete e vôlei masculino; e nas duas categorias do futsal.

 No basquete masculino, a vitória em cima do Pedro II foi de 51 a 40. E com gostinho de revanche, já que em 2016 as equipes se enfrentaram em duas finais e o time do Rio levou a melhor. “E por isso, a vitória de hoje foi muito especial. É muito esforço, treinamos até 22h todos os dias, acordamos às 05h para ir para a escola”, destaca o armador Bruno de Ângelo. “Agora é não perder o foco porque o mais importante vem ainda que é o Nacional”, diz. Orgulhoso, o técnico, professor Felipe Piekarz, diz que a vitória representa a volta por cima. Nesta categoria, o terceiro colocado foi o IFFluminense.

 No basquete feminino, o campeão foi o IF do Triângulo Mineiro em cima do IFFluminense, por 21 a 16. Durante os três primeiros períodos, o dono da casa dominou a partida de poucos pontos. A torcida – família, atletas, professores e colegas - fez coro em cada jogada com “deixa o caldeirão ferver”. E quando parecia que o IFFluminense levaria a melhor, o quarto período marcou uma reviravolta impressionante do time mineiro: enquanto o adversário não fez ponto nenhum, as meninas do IFTM marcaram 10 pontos e ganharam o jogo. “Foi na raça”, diz emocionada a armadora Fernanda Muniz. E como a vida é feita de vitórias e derrotas, a ala Laylla Basílio, da equipe do IFFluminense, diz que agora é treinar mais para o ano que vem. “Estou triste porque estamos em casa e não foi o que a gente esperou, mas demos tudo o que a gente tinha”, declara. O terceiro colocado nesta categoria foi o IFES.

 No futsal, o placar ficou assim: no masculino, IFES 7 x 2 IFNMG, em um jogo tranquilo em que o IFES tomou o empate apenas no começo do jogo, mas depois deslanchou; no feminino, IFES 1 x 0 IFNMG, com gol da vitória nos últimos minutos. “Nosso jogo foi tenso, não estávamos acertando, mas no último minuto vencemos e garantimos o tetracampeonato”, comemora a goleira do time de futsal, Queila Marques. A equipe terceira colocada no masculino foi o IFMG e, no feminino, o IFFluminense.

 No vôlei de quadra, a dobradinha IFFluminense jogou com muita raça e contou com o apoio da torcida a cada minuto, mas não levou o título para casa, garantindo o segundo lugar nas duas categorias. No masculino, o IFES venceu por 4 a 1 (parciais de 25x18; 25x22; 20x25; 25x21); e no feminino o Colégio Pedro II venceu por 3 a 0 (parciais de 26x24; 25x22; 25x22). As partidas de vôlei foram bonitas de se ver com pontos suados e longos, saques potentes, largadinhas e bloqueios interessantes. “No vôlei, existe mais do que a vitória de um jogo. Quando a gente vê uma equipe como a nossa, todas lutando até o fim, já é uma vitória”, enfatiza a incansável capitã do time do IFFluminense, Tamara Smiderle. Com o troféu na mão, a capitã do Colégio Pedro II é só alegria. “Em todo ponto a gente se colocava como se fosse o último. Viemos focadas em fazer o nosso melhor”, diz. Nesta modalidade, o terceiro lugar ficou com o IFNMG (masculino) e IFES (feminino).

 E no handebol, não teve pra ninguém: o IF Norte de Minas Gerais ganhou nas duas categorias. No masculino, venceu o IF Sudeste de Minas Gerais por 35 a 31; e no feminino, venceu o IFES por 17 a 16. Há 10 jogos que a equipe masculina não perde, garantindo o bicampeonato invicto. “É inacreditável que levamos o título para casa", comemora o armador Igor Pereira. "É a raça do time!”, enfatiza. Já o IFFluminense ficou em terceiro lugar no masculino e comemorou. O técnico Edson Barreto comenta que o time foi formado este ano e destaca a importância do trabalho de base que é feito com os alunos “visando o esporte como ferramenta de educação”, diz. “Nossa meta era estar entre os três primeiros colocados e conseguimos. Ano que vem pretendemos chegar à final”, acrescenta. O pivô do time, Luiz Gustavo Rangel, diz que a equipe está formada para lutar e "no ano que vem sair com o ouro". No feminino, o terceiro lugar ficou com o IFTM.

  Veja AQUI o Boletim Oficial da COP com a classificação final geral.

 Sobre o desempenho das equipes do IFFluminense, o coordenador de Políticas Esportivas e coordenador local dos jogos, Carlos Augusto Boynard declara que “fomos surpreendidos com alguns resultados. É uma renovação das equipes que acontece de tempo em tempo, mas estivemos bem representados”.

 Nos próximos dias 29 a 31, o JIF Sudeste segue com as disputas de atletismo, xadrez, tênis de mesa, vôlei de areia, natação, futebol e judô, no Campus Campos Centro, Assetec, Exército e Clube Saldanha da Gama, em Campos-RJ. Os campeões do V JIF Sudeste têm vaga garantida no JIF Nacional que acontece em outubro, em Poços de Caldas-MG, reunindo as melhores equipes de todas as regiões do país.

 Acompanhe tudo sobre o V JIF na página oficial do evento AQUI.

 Veja o álbum de fotos AQUI.

Homenagem: Ex-atletas de basquete masculino do IFF fizeram uma homenagem singela ao professor Guilherme Côrtes que se despede das quadras para se dedicar ao curso de Licenciatura em Educação Física, após 30 anos. “Deixo um legado de amizade”, declara o professor. “Amizade entre as gerações, veteranos e calouros, pelo espaço aberto que ele sempre oportunizou aqui”, comenta o ex-aluno Jarbas Saraiva. “Ele deixa uma referência na vida de cada um de nós”, complementa o colega Wesley Constantino. 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: , , , , , ,