IFF aumenta valores de bolsas para estudantes e servidores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/04/2023 12h54, última modificação 20/04/2023 15h37
Acompanhando a Capes e o CNPq, Instituto passa a pagar novos valores para as bolsas internas de Formação Continuada, Pesquisa e Extensão.
IFF aumenta valores de bolsas para estudantes e servidores

Reajustes são para bolsas de pesquisa, extensão e formação continuada pagas com recursos institucionais. (Arte: Divulgação IFF.)

Após 10 anos, os valores das bolsas de pós-graduação, iniciação científica e formação de professores da educação básica foram reajustados em fevereiro deste ano, conforme anunciado pelo Governo Federal, atendendo bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Instituto Federal Fluminense (IFF) acompanhou o reajuste internamente beneficiando estudantes e servidores que recebem bolsas com recursos institucionais vinculadas às áreas da Pesquisa, Extensão e Gestão de Pessoas. No caso da Pesquisa e da Extensão, os novos valores serão pagos seguindo os editais do ano de 2023; para os servidores integrantes do Programa de Formação Continuada, o pagamento será retroativo ao mês de fevereiro.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, José Augusto Ferreira, comemora o reajuste das bolsas de formação científica, tecnológica e de pós-graduação, enquanto uma vitória da comunidade científica e de toda a sociedade brasileira.

“O IFF fez os esforços necessários e as pactuações, na comissão de orçamento, para garantir o reajuste acompanhando os valores do CNPq. Não podemos enquanto instituição federal não dar o exemplo! Sem valorar o campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação não é possível o desenvolvimento de um país em bases sólidas e sustentáveis”, afirma.

Ele lembra que muitos estudantes pesquisadores vivem das bolsas de pesquisa, sendo a única forma que têm para investir nos estudos e buscar uma formação de qualidade. Atualmente, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação oferta 200 bolsas, sendo: 90 de Iniciação Científica Júnior (ICJ), 38 de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), 53 de Iniciação Científica (Pibic) e 19 de Pesquisa (Pesq-12), para o ensino técnico.

Em parceria com o CNPq, os valores foram reajustados da seguinte forma:

Bolsas de Pesquisa (Arte: Julio Negri/IFF).

“A nossa expectativa é que o governo atual continue valorizando mais as ações de pesquisas e inovação para o desenvolvimento das comunidades regionais e o Brasil. O IFF é parte disso e tem o dever, enquanto instituição federal, de potencializar em número e em qualidade o fomento para pesquisa e inovação”, reforça José Augusto.

Da mesma forma, foram reajustadas as bolsas de Extensão Ext-12, destinadas a estudantes de nível médio, e Ext-20, destinadas a estudantes da graduação. No IFF, são 57 bolsas Ext-12 e 41 Ext-20.

“A decisão pelo reajuste das bolsas de extensão alinha a prioridade institucional às ações extensionistas que vêm a dialogar com as comunidades na região na qual estamos inseridos. O aumento do valor das bolsas, bem como o aporte institucional para as demais ações extensionistas, refletem as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional que visam ampliar o número de servidores e estudantes envolvidos em ações de extensão e do atendimento às demandas da sociedade”, afirma Catia Cristina Brito Viana, pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade.

Os novos valores são os seguintes:

Bolsas de Extensão (Arte: Julio Negri/IFF).

O estudante do Curso de Design Gráfico, Douglas Rodrigues da Silva, bolsista Pibic/CNPq, ficou satisfeito com o novo valor da sua bolsa. “Um aumento sempre é bem-vindo e me ajudou bastante nos estudos, para comprar materiais da minha área que são caros. É um dinheiro que eu não esperava, então veio somar”, conta.

Formação Continuada de Servidores: também receberam aumento nos valores as bolsas para pagamento de mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino e para apoio a cursos em instituições públicas (auxílio para transporte, alimentação, estadia).

Atualmente, o Programa de Apoio à Formação Continuada (Resolução Consup n° 24/2021) atende a um servidor em graduação, 13 servidores em mestrado e 19 servidores em doutorado. Pela própria resolução do programa, os valores das bolsas concedidas seguem a metodologia de cálculo baseada em percentuais das bolsas da Capes.

Para Taís Castro, diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, o reajuste fortalece o compromisso mútuo entre instituição e servidor. “Os investimentos destinados às bolsas institucionais de apoio à formação continuada são de extrema importância para a elevação da escolaridade dos servidores e para a instituição, que passa a contar com profissionais mais qualificados”, diz, enfatizando a importância de “especializar o quadro de pessoal em formações que auxiliam no desenvolvimento de pesquisas e na melhoria do trabalho, cada vez mais condizentes com as práticas funcionais, a partir da previsão no Plano de Desenvolvimento de Pessoas”.

Confira os novos valores:

Bolsas de Formação Continuada (Arte: Julio Negri/IFF).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!