Divulgação Científica

Mostra de Extensão segue com programação intensa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2018 11h58, última modificação 18/10/2018 15h29
Entre as atividades estão as apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão em diversas áreas.
Mostra de Extensão segue com programação intensa

Grupo apresenta projeto de extensão “A Capoeira Socializante: divulgando a arte, origens e uso como instrumento pedagógico”

Com foco no tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, a X edição da Mostra de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a II edição da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) segue com intensa programação. Nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, na parte da manhã, foram feitas 32 apresentações orais de trabalhos acadêmicos multidisciplinares, em exibições divididas em quatro anfiteatros, na Uenf.

O IFFluminense contou com 16 trabalhos apresentados somente na manhã desta quarta-feira. Entre eles, “Teatro de Rua: espaços urbanos em cena”, que tem como objetivo levar o teatro para espaços não convencionais, para a rua. “Buscamos pesquisar, pensar, investigar o uso do espaço urbano como palco do teatro, e levamos para pessoas que não têm acesso a essa forma de cultura nos ambientes convencionais. Assim, a arte cênica chega a essas pessoas com objetivo de intervir e provocar reflexões críticas sobre o que é colocado em cena”, comentou a estudante Clara de Abreu Dias, que participa do projeto de extensão.

Outro trabalho de intervenção social, “A Capoeira Socializante: divulgando a arte, origens e uso como instrumento pedagógico”, apresentado pelo estudante Vítor Palmeira, da Uenf, mostrou os efeitos positivos deste projeto que leva a capoeira para crianças e adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis de Campos dos Goytacazes. “Nosso projeto busca não só divulgar a capoeira com sua importância cultural, mas também procura incentivar a leitura, a socialização, a valorização das tradições históricas de povos afrodescendentes. A questão pedagógica também está muito presente neste projeto, uma vez que a capoeira conta com músicas, letras e, assim, percebemos uma melhora da leitura nas crianças e adolescentes envolvidos neste trabalho”.

O mestre de capoeira Ioclébio Valério Ferreira, conhecido como “Mestre Peixinho”, destacou a dança como instrumento de transformação social citando seu próprio exemplo. “A capoeira me livrou de muitas coisas ruins das ruas, como o vício das drogas e a violência. E hoje me sinto na obrigação de multiplicar tudo de bom que ela é capaz de fazer”.

A X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ começou dia 16 e segue até esta sexta-feira, 19 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf. No dia 20 de outubro, uma Feira de Ciências será realizada no Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes/RJ. O evento integra a programação da XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema “Ciência Para Redução das Desigualdades”.

A programação completa está disponível no site do evento.