CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Indígenas do Brasil

Elementos da cultura indígena são destaque em evento do Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/05/2016 10h42, última modificação 20/05/2016 10h42
Alunos e servidores participaram de atividades relacionadas à temática indígena ao longo do dia.
Rodas de capoeira

Todas as turmas fizeram apresentações de capoeira.

Trilha sonora, ornamentação e até o figurino dos alunos criaram o ambiente temático que caracterizou a II Mostra dos Povos Indígenas do Brasil: Permanências e Diversidades, realizada no Campus Bom Jesus do Itabapoana. Alunos e servidores tiveram um dia inteiro dedicado a atividades interdisciplinares, envolvendo as áreas de Sociologia, História, Filosofia, Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.

A manhã começou com danças, jogos e rodas de capoeira, seguindo com apresentação de trabalhos relacionados à culinária, lendas, hábitos, entre outros aspectos da cultura indígena. O almoço e os lanches servidos durante o dia também foram preparados para compor o evento, seguindo a temática proposta. À tarde, oficinas de Cinema, Grafismo e Literatura indígena foram oferecidas aos alunos, além de palestras ministradas pelas professoras Marilda Teles Maracci, da Universidade Federal de Viçosa, e Tassia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro, do Campus Maricá do IFFluminense.

Os alunos elogiaram a iniciativa. A estudante do curso técnico integrado em Química, Isabela Valinho, confeccionou o próprio figurino para sua apresentação de dança e contou a lenda indígena da mandioca. “Aprendemos mais por meio de atividades práticas. Espero que venham outros eventos como este”, conta. Victor Jacomini Ferrara é aluno do Colégio Santa Rita e veio ao evento com sua turma: “é um evento importante, porque o índio faz parte de nossa cultura e poucos realmente sabem sobre eles”.

Para a professora Tatiana Sena, coordenadora do Centro de Memória do Campus Bom Jesus, o evento foi muito significativo para a escola. Ela destaca o crescimento da Mostra em relação à primeira edição, já que contou com convidados e palestrantes de outras instituições: “temos tudo para aprimorarmos mais. Podemos melhorar enquanto escola se nos aproximarmos desses povos, dar outro sentido à educação, reconhecer o quanto temos deles em nossa sociedade. Sem trabalhos como este, tudo isso fica perdido”, ressalta.

O evento foi realizado no dia 10 de maio pelas equipes do Centro de Memória, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Gênero, Cineclube Debates, Projeto Intervenções e Arte e Cultura.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana