CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Exposição reúne a comunidade para relembrar o CTAIBB

Notícias

Exposição reúne a comunidade para relembrar o CTAIBB

Centro de Memória

Inaugurada no dia 03 de agosto, exposição traz objetos, documentos e fotos para contar a história do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/08/2017 10h30, última modificação 09/08/2017 15h50
Exibir carrossel de imagens Trator da década de 60 foi o primeiro adquirido pelo colégio.

Trator da década de 60 foi o primeiro adquirido pelo colégio.

Visitando a exposição O lugar da memória e a memória do lugar: (Re)lembrando o CTAIBB”, o ex-aluno do saudoso “Colégio Agrícola” Carlos Salles das Neves encontrou mais do que saudade e boas recordações. Nas fotografias dispostas em expositores, ele pôde ver não apenas a si mesmo em 1982, mas também amigos de longa data. “Lembro de muitas amizades, muitas pessoas íntegras, os professores... Tenho boas recordações. Gostei muito de rever o ambiente antigo do colégio, as fotos antigas, meus amigos todos ali”, compartilha Carlos, ressaltando também o quanto o colégio valoriza a cidade.

Ex-aluno relembra tempos de escola com a filha, bolsista do projeto Jovens Talentos do Campus Bom Jesus.

Ex-aluno relembra tempos de escola com a filha Larissa,
bolsista do projeto Jovens Talentos do Campus Bom Jesus.

A cerimônia de abertura, realizada na tarde da última quinta-feira (3), contou com a presença de alunos, ex-alunos, gestores do campus, servidores, ex-servidores e membros da comunidade bonjesuense. “A escola do passado valorizava muito esses laços com a comunidade externa e entre os membros da comunidade interna também”, lembra Tatiana Sena, coordenadora do Centro de Memória, agradecendo a presença de todos. “Esperamos que vocês percebam isso nas fotografias, documentos e na exposição”, desejou.

Ao fundo, foto da década de 80: Carlos e os companheiros de futebol.

Ao fundo, foto da década de 80 registra Carlos 
e amigos no CTAIBB, com uniformes de futebol.


O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Freitas, participou do evento e incentivou a comunidade a valorizar o trabalho do Centro de Memória. “Sem uma história não sabemos para onde vamos. Devemos resgatar o passado para entender o presente e planejar o futuro; e contamos com a força da comunidade para que esse trabalho seja fortalecido”, incentivou. Ex-diretor do campus por oito anos, o atual diretor de Relações Institucionais do IFFluminense, Fernando Ferrara, também esteve presente e compartilhou a história do CTAIBB, destacando nomes de figuras importantes para a formação da escola, fundada em 1970.

O registro da fundação do colégio, fotos e objetos da época são alguns dos componentes da exposição, que acontece na Casa do Laguinho e ficará disponível para visitação às terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 30 de setembro. Escolas e grupos que quiserem agendar uma visita também poderão fazê-lo pelos e-mails memoria.bomjesus@iff.edu.br ou tatiana.sena@iff.edu.br.