CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus recebe incubadoras do Rio de Janeiro para curso sobre metodologias de incubação

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/03/2018 14h00, última modificação 07/03/2018 14h23
Coordenadores de seis incubadoras do estado fluminense participaram da capacitação, realizada entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março.
Curso sobre Metodologia de Incubação de Empreendimentos Populares

Incubadoras da UFRJ, UENF, UFF, IFRJ e CEFET-RJ, além do IFFluminense, participaram do curso.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus foi o anfitrião da primeira etapa de um processo de formação que acontecerá ao longo de 2018 para representantes das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) de todo o estado do Rio de Janeiro. Seis instituições marcaram presença no curso, ministrado por Gonçalo Guimarães, fundador e coordenador da ITCP/COOPE/UFRJ.

O tema abordado – Metodologia de Incubação de Empreendimentos Populares – possibilitou a troca de conhecimento entre os coordenadores, que representavam uma pluralidade de realidades. Lidar com os diferentes níveis de experiência foi um desafio e uma oportunidade. “Trouxemos essa metodologia que se desenvolveu na COOPE ao longo dos anos, que está bem consolidada e que permitiu que cada um enxergasse sua própria realidade durante o desenvolvimento do assunto. O importante era trazer uma metodologia que pudesse refletir a realidade de cada um”, explica Guimarães. O curso ofereceu informações sobre todo o processo de incubação, da mobilização à graduação das cooperativas.

“A partir desse encontro, está sendo construído um conjunto de instruções e orientações de metodologia e ferramentas que vão ser compartilhados entre todas as incubadoras, para que possam utilizar como instrumento orientador de suas atividades, de forma a facilitar essas orientações e a organização”, avalia a coordenadora da ITCP/IFF, Paula Bastos. Para ela, a iniciativa representa um grande avanço para as atividades das incubadoras, que passam a ser desenvolvidas com mais direcionamento, de maneira objetiva e com mais ferramentas e recursos para realizar bons diagnósticos do trabalho realizado, atuando de forma exitosa junto aos empreendimentos solidários.

Receber o grupo no Campus Bom Jesus possibilitou a participação de alunos, técnico-administrativos, docentes e de bolsistas externos que atuam na ITCP/IFF. Ao todo, nove membros da incubadora do IFFluminense receberam a capacitação, o que, segundo Paula, fortalecerá o trabalho dos membros: “à medida que vão se capacitando, tendem a atuar de forma mais consciente, planejada e com foco”.

O encontro foi uma oportunidade de estreitamento de laços e fortalecimento do relacionamento com as demais incubadoras do estado do Rio de Janeiro. Nilza Franco, coordenadora da ITCP/UENF, considera essa aproximação um dos grandes ganhos do curso. “Chegamos aqui como pequenas equipes saímos como uma grande equipe de trabalho em função da incubação, de fazer com que nossas incubadoras funcionem com uma lógica de território”, analisa.

Todas as ITCPs participantes receberam a tarefa de desenvolver uma parte da metodologia explicada durante o curso e, em dois meses, os coordenadores se reunirão novamente para apresentar suas impressões e resultados. A próxima reunião está prevista para o Rio de Janeiro, onde também será sediado o Congresso da Rede ITCP, que reunirá incubadoras de todo o país. Este evento acontecerá no fim de 2018.

Curso sobre Metodologia de Incubação de Empreendimentos Populares