CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF e UFRRJ discutem parceria para experimento com cana-de-açúcar

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/04/2018 11h00, última modificação 02/04/2018 11h15
Pesquisa será desenvolvida no IFF Campus Bom Jesus e visa selecionar cultivares mais promissoras para região noroeste fluminense.
Reunião

Servidores do IFF e da UFRRJ se reuniram no Campus Bom Jesus.

Profissionais do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Campus Campos dos Goytacazes se reuniram para estreitar relações entre as instituições e discutir a implementação de um experimento no IFF Bom Jesus. Serão avaliadas 10 variedades de cana-de-açúcar, a fim de selecionar as mais promissoras na região para alimentação animal e pequenas indústrias da área alimentícia, voltadas para a produção de cachaça, açúcar mascavo, rapadura, melaço e caldo de cana no noroeste fluminense.

As atividades da pesquisa contarão com a participação direta de alunos do Campus Bom Jesus. Para a coordenadora do curso técnico em Agropecuária, Rosana Cristina Pereira, esse envolvimento possibilitará a ampliação e fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto processo formativo. “A participação de estudantes nos trabalhos de pesquisa e na divulgação dos resultados aos produtores rurais da região é fundamental para a formação do Técnico em Agropecuária. Evidenciará a importância do uso de tecnologias adaptadas às condições locais e regionais, como forma de se promover o desenvolvimento na região”, avalia.

O diretor-Geral Carlos Freitas e a vice-diretora do Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ, Elizabeth Fonseca Processi, também acreditam que os trabalhos gerados com a parceria proporcionarão ganhos acadêmicos aos alunos e produtores. “Essa parceria será importante tanto para a pesquisa quanto para difundir os resultados da mesma para os produtores da região. A pesquisa visa selecionar cultivares de cana-de-açúcar mais adaptadas à região e a difusão da tecnologia permitirá o acesso dos produtores a esses materiais”, explica Elizabeth.

Fernando Ferrara, diretor de Relações Institucionais do IFFluminense, acredita que as instituições públicas devem estabelecer parcerias para potencializar trabalhos e racionalizar custos: “tais ações muitas vezes se complementam e trazem resultados que seriam impossíveis quando pensados isoladamente”.

PesquisaO Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ e seus pesquisadores integram a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), que atua em nível nacional e é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal, dedicado ao programa de melhoramento genético de cana, com grande êxito no desenvolvimento de variedades RB para o Brasil. A RIDESA foi formada por um convênio de cooperação técnica entre dez universidades federais e suas atividades de pesquisa são desenvolvidas e partilhadas entre todas as universidades, estimulando o intercâmbio de informações, de conhecimento e de resultados, aumentando a capacidade e a abrangência nacional dos resultados da pesquisa e da inovação.

Participantes A reunião, realizada no dia 23 de março, contou com a presença do diretor-Geral do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Carlos Antônio Araújo de Freitas; da Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, Rosana Cristina Pereira; do Diretor de Relações Institucionais do IFFluminense, Fernando Antônio Abrantes Ferrara; e dos pesquisadores da UFRRJ, Elizabeth Fonseca Processi (vice-diretora do Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ), Josimar Nogueira Batista (responsável pelos Centros de Análises), Willian Pereira (coordenador de Ensino e Pesquisa), Paulo Henrique Borgati Chrisostomo e Tamys Luiz Fernandes.