CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Rede Sabores & Saúde é inaugurada com entrega de alimentos agroecológicos à comunidade

Notícias

Rede Sabores & Saúde é inaugurada com entrega de alimentos agroecológicos à comunidade

Extensão

Rede permite compra de produtos livres de agrotóxicos diretamente com produtores da região, por meio de encomendas online.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/07/2018 12h00, última modificação 06/07/2018 12h46
Exibir carrossel de imagens Produtores receberam capacitação para cultivo de frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos.

Produtores receberam capacitação para cultivo de frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos.

A Rede Sabores & Saúde deu início às atividades de atendimento à comunidade na última quarta-feira, dia 04 de julho, em um evento que marcou a primeira entrega de encomendas e a inauguração do espaço que será utilizado pelo projeto. Coordenada pelo professor Eduardo Moreira, a rede é composta por oito associações e traz a proposta de promover um espaço de trocas de conhecimentos, trabalho, tecnologias e esperanças entre os pequenos agricultores da região, além de oferecer produtos agroecológicos aos consumidores, que efetivam as compras previamente por meio eletrônico.

Os interessados em adquirir frutas, verduras e legumes por meio da rede devem se cadastrar por meio do site do projeto. Uma vez cadastrados, recebem periodicamente por e-mail as planilhas com todos os produtos ofertados e respectivos preços, para que preencham as quantidades que desejam receber. A entrega é feita na “Casa do Laguinho” em dia agendado previamente, quando também é feito o pagamento. No momento da retirada dos seus produtos nessa quarta-feira os consumidores puderam conhecer os agricultores que os produziram, trocar ideias, tirar dúvidas e fazer sugestões, construindo assim uma outra relação de comércio, baseada no protagonismo e numa relação dialógica de todos os envolvidos”, relata o coordenador, para quem a iniciativa aponta na direção da construção de um mercado mais humanizado e justo.

Só no Campus Bom Jesus já são 83 servidores cadastrados na rede. A professora Roberta Matta de Araújo é uma das que participaram da primeira compra, buscando qualidade de vida para a família. “No mercado encontramos produtos orgânicos, mas a diferença de preços para os demais produtos é muito grande. O que encontramos aqui é oferecido a preços acessíveis, além da comodidade de comprarmos de casa”. Ela destaca ainda a importância da parceria para os agricultores locais, já que a escola possui tradição agrícola e conhecimentos que poderão agregar valor à produção.

Rede Sabores e Saúde

Os professores Roberta Matta e Eduardo Moreira

Atualmente, 26 famílias de agricultores dos municípios de Apiacá (ES) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ) compõem a rede e, futuramente, a ideia é integrar também representantes dos municípios de Calçado e Bom Jesus do Norte (ES). Os agricultores passaram por processos de formação oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense e participam de projetos de extensão e ensino em parceria com o Campus Bom Jesus. Dois cursos foram oferecidos ao grupo até o momento, sendo um de Piscicultura e outro de Agroecologia aplicada à agricultura familiar. Está em andamento também uma capacitação de Formação Inicial Continuada em Cafeicultura.

Mais informações sobre a Rede Sabores & Saúde podem ser obtidas pelo site https://produtosagroecologicossaboresesaude.webnode.com/ ou pelo e-mail saboresaude.bomjesus@iff.edu.br.