CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

2017

Volta às aulas movimenta Campus Bom Jesus na primeira semana de atividades letivas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/02/2017 15h00, última modificação 24/02/2017 15h34
Alunos foram recepcionados com programação diferenciada no retorno ao IFFluminense.
IFF(en)Canto

Música ao vivo nos intervalos entre aulas.

A primeira semana de aulas do ano letivo de 2017 foi marcada pela satisfação de alunos e servidores, devido ao retorno dos cerca de 920 estudantes ao Campus Bom Jesus do Itabapoana. “Já estava na hora. O colégio fica muito estranho sem eles aqui”, comenta Fátima da Silva Oliveira, auxiliar de faxina. Outros 73 alunos, sorteados nesta quinta-feira (23) para vagas remanescentes dos cursos técnicos concomitantes, se juntarão ao grupo nas próximas semanas.

Os estudantes foram recepcionados com um lanche especial e os novos discentes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do campus e equipe docente de seus respectivos cursos. Luan Crisóstomo é aluno do primeiro ano do curso técnico integrado em Informática e, apesar da fase de adaptação à nova rotina de estudos em tempo integral, afirma estar satisfeito com o colégio. “Os professores são legais, a escola é bem grande e fazer novos colegas é muito bom”, avalia.

Thaís Bernardo já venceu a primeira etapa e agora está no segundo ano do curso técnico integrado em Alimentos. Segundo ela, retornar como veterana tem sido uma experiência interessante. “Eu cheguei e vi muitas pessoas diferentes, muita gente nova e isso foi bastante legal. Gosto de estudar em período integral, porque podemos conhecer melhor os colegas”, avalia.

Outra novidade que chamou a atenção e gerou entusiasmo é o novo prédio de salas de aula, que será ocupado inicialmente pelos discentes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados. Segundo o diretor geral do campus, Carlos Freitas, a previsão é de que a obra seja concluída em até três meses, para que os demais espaços também sejam ocupados, incluindo a nova biblioteca. “Reiniciamos o ano com novos projetos e perspectivas. O Espaço Aluno foi finalizado e continuaremos investindo na manutenção de nossas estruturas predial e veicular”, conta. “Esperamos que os alunos façam bom uso desses espaços e nossa expectativa é de oferecermos todo apoio na área de ensino e acompanhamento. Estamos muito felizes com o retorno deles e queremos que se sintam bem acolhidos”, acrescenta.

CTA – As aulas começaram no dia 15 de fevereiro para o curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com a VI Semana de Integração do CTA (SICTA). O evento proporcionou momentos de aprendizado e descontração aos discentes, por meio de falas dos gestores e coordenadores, apresentação do curso, centro acadêmico e empresa júnior, depoimentos de egressos que obtiveram sucesso na área, além de dinâmicas de integração e apresentações musicais. A sexta edição da SICTA foi encerrada na sexta-feira (17) e participaram alunos e servidores do campus.

Esse ano tivemos uma abordagem diversificada, pedagógica e administrativa. Foram expostos, de modo geral, os setores administrativos e suas atribuições, e procedimentos relacionados à vida funcional do servidor, de modo a dar um panorama macro para os novos docentes e sanar as dúvidas comuns já levantadas em 2016”, explicou a Coordenadora Pedagógica Valéria Júlio.

Encontro pedagógico – Os docentes também tiveram uma programação especial para recepcioná-los nas atividades letivas de 2017. O Encontro Pedagógico aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro e ofereceu aos professores palestras sobre o funcionamento de setores e projetos do campus, além de exposições sobre metodologias de ensino, ferramentas de uso pedagógico, entre outros assuntos de interesse do grupo.

O Encontro Pedagógico foi organizado pelos servidores Valéria Júlio (Coordenadora Pedagógica), Vinicius Velasco (Auxiliar de Biblioteca) e Áquila Ditzz (Professor) e contou com a participação de servidores de diversas áreas de atuação no Instituto.