CAMPUS CAMPOS CENTRO

1ª Sipat do campus tem aprovação de trabalhadores participantes

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/07/2019 19h19, última modificação 05/07/2019 10h46
A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho será encerrada nesta quinta-feira, 05 de julho.
1ª Sipat

Heberton Moraes Dias (D) e Johnatan Braga de Souza (Foto: Antonio Barros)

Embora trabalhe há décadas, para o servidor do Campus Campos Centro, Ozório Souza Neto, essa é a primeira participação em uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Ele assistiu à palestra da instrutora do Sest Senat, Fabiana Mulinari, sobre Direção Preventiva e Direção Defensiva, ministrada nesta quinta-feira, 04 de julho. Seu interesse pelo tema é grande, pois costuma dirigir em rodovias, além de fazer seus deslocamentos de carro na cidade.

"Estou achando muito interessante porque eu dirijo e tem muita coisa errada nas estradas. A gente às vezes faz também e procura amenizar as coisas". Em sua opinião, estão "muito proveitosas essas palestras" programadas pelos organizadores da 1ª Sipat. "Até os ciclistas, têm de aprender muita coisa. Ontem mesmo, quando estava entrando na Doutor Siqueira, (Rua onde há a entrada de veículos) quase atropelei uma senhora. Estava na contramão! Ainda me xingou! Achou que eu que estava errado!", conta Ozório.

Jovem e integrante da equipe de manutenção do campus, Heberton Moraes Dias destaca o interesse que os temas abordados têm gerado para ele e outros colegas de empresa: "Tenho achado bem interessante. Pra nós mesmos vem explicar como tem de ser a convivência, zelar pela escola. Tem falado muito também sobre o contato entre funcionários e alunos. Tenho achado muito importante para o nosso bem-estar como trabalhadores".

Aprendizado - Seu colega de empresa prestadora de serviço ao Instituto Federal Federal Fluminense, Johnatan Braga de Souza, lembra de alguns pontos tratados em palestras com abordagem sobre a convivência entre colegas no ambiente de trabalho, no caso uma escola. "A gente aprendeu muito com o comportamento, até mesmo como lidar com os alunos, zelar pelo patrimônio e pensar na segurança, tanto a nossa quanto a deles".

Além das palestras, a demonstração de utilização de extintores de incêndio tem sido importante, em especial para quem trabalha na infraestrutura, como Johnatan: "Achei muito importante porque a gente pode precisar manusear algum equipamento, na hora pode ter alguma falha humana, então é sempre bom a gente estar relembrando. É muito importante para nós", enfatiza ele.

Funcionária da empresa prestadora de serviço de limpeza do campus, Michelle da Silva Monteiro assistiu às palestras sobre Relacionamento Interpessoal e Postura Profissional. "Achei bem produtiva, bem relacionadas ao meio de trabalho da gente e ao dia a dia. Gostei", avalia ela.

Para Dalva Barbosa da Silva é a primeira experiência em uma Sipat. "Como a colega falou, a gente está aprendendo, observando o que eles falam. Está sendo legal pra gente aprender o que não sabia", conclui ela.