CAMPUS CAMPOS CENTRO

Deu Caciques na disputa com Jumentus pelo campeonato de futsal

por Chaeny Abreu e Antonio Barros publicado 22/02/2019 17h33, última modificação 25/02/2019 14h57
Foram seis meses de partidas empolgantes e forte torcida.
Campeonato de Futsal

Momento da partida final.

Um dia, alguns estudantes aficionados pelo futebol de salão (Futsal) iniciaram, informalmente, um campeonato interno. A coisa foi chamando atenção e professores de educação física passaram a dar suporte aos meninos. Estudantes-atletas do campus Campos Centro do IFF, acostumados a brilhar em eventos como os Jogos dos Institutos Federais, também se aproximaram. Resultado: atualmente, as partidas eletrizam o campus, com muita gente grudada nas telas de proteção da quadra.

O organizador dos últimos dois campeonatos foi Matheus Moraes Pereira Sales de Azevedo, ex-aluno de Engenharia Elétrica, integrante da diretoria da Atlética Sheriff. Ele mesmo não sabe ao certo, mas dá uma pista sobre o passado recente da competição: "Relatos dizem que o Campeonato Interno de Futsal acontece desde 2003, quando ainda não havia uma ampla divulgação, nem organização dos eventos nas redes", diz ele. O estudante agora está de saída do IFF, prestes a ingressar na Faculdade Federal de Viçosa. Ele conta sobre a experiência de ter participado de disputas que já conhecia antes mesmo de entrar no ensino médio:

- Foi incrível participar desse evento que é um dos maiores do IFF. Mesmo estando de saída da cidade, me disponibilizo a ajudar no que eu puder e, como também participo como atleta, se deixarem, venho de longe pra poder jogar mais uma vez! A comunidade do futsal que se fez no IFF ficará marcada pra sempre na minha vida, bem como os jogos que assisti, joguei e apitei. Foi muito legal. Que o campeonato continue evoluindo! - comenta Mateus.

Caciques x Jumentus - A grande final foi realizada na quarta-feira, 20, na quadra externa do campus, e teve um story  ao vivo da Comunicação Social, em sua página no Instagram. Esse foi o primeiro título do Caciques após duas eliminações consecutivas nas últimas semifinais. As torcidas dos dois times e uma legião de apaixonados pelo esporte marcaram presença, esbanjando animação e apoio aos atletas.

Parte do time do Caciques é formado por estudantes de São Fidélis, que resolveram se unir e participar do torneio interno. "O time não foi pensado em ser só estudantes da mesma cidade, mas de priorizar os mesmos, e assim recebemos amigos de outras cidades completando os elencos durante as competições", explica Lucas Neves, atleta e estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Realização - Para ele, a vitória é consequência de um trabalho dedicado da equipe. "Alguns saíram de suas cidades só para ir ao jogo (quando não tinham aula) gastando suas próprias economias e sem retorno algum, outros jogaram adoentados, e alguns outros se doaram mais ainda", revela. Outros fatores elencados para o sucesso: "Foram bastantes conversas que tivemos ao longo do torneio", detalha Lucas. A torcida, "sendo 'engolida' em número pela torcida do adversário, não se calou e muito menos se acovardou ao ambiente".

- Pra mim, a sensação foi de realização e alívio; realização, pois eu não tinha esse título, que considero importante, e pude ajudar os meus amigos a conquistar também; alívio, pois temos toda uma história de eliminação inesperada durantes os torneios anteriores, e isso nos deixava preocupados com as nossas atuações e resultados - declara o jogador.