Notícias
Esporte
Deu Caciques na disputa com Jumentus pelo campeonato de futsal
Momento da partida final.
Um dia, alguns estudantes aficionados pelo futebol de salão (Futsal) iniciaram, informalmente, um campeonato interno. A coisa foi chamando atenção e professores de educação física passaram a dar suporte aos meninos. Estudantes-atletas do campus Campos Centro do IFF, acostumados a brilhar em eventos como os Jogos dos Institutos Federais, também se aproximaram. Resultado: atualmente, as partidas eletrizam o campus, com muita gente grudada nas telas de proteção da quadra.
O organizador dos últimos dois campeonatos foi Matheus Moraes Pereira Sales de Azevedo, ex-aluno de Engenharia Elétrica, integrante da diretoria da Atlética Sheriff. Ele mesmo não sabe ao certo, mas dá uma pista sobre o passado recente da competição: "Relatos dizem que o Campeonato Interno de Futsal acontece desde 2003, quando ainda não havia uma ampla divulgação, nem organização dos eventos nas redes", diz ele. O estudante agora está de saída do IFF, prestes a ingressar na Faculdade Federal de Viçosa. Ele conta sobre a experiência de ter participado de disputas que já conhecia antes mesmo de entrar no ensino médio:
- Foi incrível participar desse evento que é um dos maiores do IFF. Mesmo estando de saída da cidade, me disponibilizo a ajudar no que eu puder e, como também participo como atleta, se deixarem, venho de longe pra poder jogar mais uma vez! A comunidade do futsal que se fez no IFF ficará marcada pra sempre na minha vida, bem como os jogos que assisti, joguei e apitei. Foi muito legal. Que o campeonato continue evoluindo! - comenta Mateus.
Caciques x Jumentus - A grande final foi realizada na quarta-feira, 20, na quadra externa do campus, e teve um story ao vivo da Comunicação Social, em sua página no Instagram. Esse foi o primeiro título do Caciques após duas eliminações consecutivas nas últimas semifinais. As torcidas dos dois times e uma legião de apaixonados pelo esporte marcaram presença, esbanjando animação e apoio aos atletas.
Parte do time do Caciques é formado por estudantes de São Fidélis, que resolveram se unir e participar do torneio interno. "O time não foi pensado em ser só estudantes da mesma cidade, mas de priorizar os mesmos, e assim recebemos amigos de outras cidades completando os elencos durante as competições", explica Lucas Neves, atleta e estudante do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Realização - Para ele, a vitória é consequência de um trabalho dedicado da equipe. "Alguns saíram de suas cidades só para ir ao jogo (quando não tinham aula) gastando suas próprias economias e sem retorno algum, outros jogaram adoentados, e alguns outros se doaram mais ainda", revela. Outros fatores elencados para o sucesso: "Foram bastantes conversas que tivemos ao longo do torneio", detalha Lucas. A torcida, "sendo 'engolida' em número pela torcida do adversário, não se calou e muito menos se acovardou ao ambiente".
- Pra mim, a sensação foi de realização e alívio; realização, pois eu não tinha esse título, que considero importante, e pude ajudar os meus amigos a conquistar também; alívio, pois temos toda uma história de eliminação inesperada durantes os torneios anteriores, e isso nos deixava preocupados com as nossas atuações e resultados - declara o jogador.