CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mercado Municipal

Ícone arquitetônico de Campos é tema de filme e debate promovido por estudantes de Arquitetura

por Antonio Barros publicado 18/04/2018 19h17, última modificação 18/04/2018 19h27
Documentário produzido por estudantes de Arquitetura e Urbanismo do IFF vai ser exibido no dia 24 de abril.
Patrimônio de Campos dos Goytacazes

Documentário e debate tem produção de estudantes da 13ª turma de Arquitetura e Urbanismo.

Quando a professora Rosane Rebeca propôs que se pesquisasse sobre o histórico prédio não se imaginou que a atividade, da disciplina Patrimônio Histórico Cultural, fosse tão longe. Pois foi e irá ainda mais, vez que o trabalho acaba de ser inscrito em um festival internacional de patrimônio. No dia 24 de abril, quando o Campus Campos Centro iniciará o calendário letivo de 2018 - em função da última greve dos servidores - haverá esse belo programa para às 19h30min, no Auditório Miguel Ramalho.

"Inicialmente seria um trabalho básico para a disciplina, mas a gente se empolgou" revela Mário Ribeiro Neto, um dos quatro alunos envolvidos na produção e no evento. Após a exibição do documentário de 35 minutos haverá um debate conduzido pelos estudantes e que  poderá contar a presença de alguns dos protagonistas do filme, trabalhadores do Mercado, devidamente convidados pelo quarteto.

O curioso é que os alunos não têm nenhuma experiência com atividades como jornalismo, cinema, ou produção de vídeo. Da mesma forma, até então, o tema da pesquisa e posteriormente produção documental, era conhecido apenas com um olhar de fora.

- Eu, particularmente, sempre gostei, desde criança, de pesquisar sobre patrimônio histórico de Campos e arquitetura da cidade. Então já sabia da importância do Mercado e já tinha uma visão crítica sobre aquele entorno que estava escondendo a beleza dele. Cheguei até a falar a respeito em uma rede social minha. As irmãs Poema e Carina D'Alessandri Muylaert surpreenderam-se com a diversidade de opiniões a respeito do tema. Elas surgem com força no documentário e tendem à polêmica. "Era para ter oito minutos o trabalho e acabou aparecendo muito mais gente", comenta Carina. O chamado material bruto resultou em mais de quatro horas de gravação.

O fotógrafo e professor do Curso  de Design Gráfico do campus, Leonardo Vasconcelos, a historiadora Silvia Paes, a professora e pesquisadora da UENF, Simone Teixeira e o arquiteto e professor Cláudio Valadares são alguns dos estudiosos da história e do patrimônio local que comparecem com suas opiniões. Feirantes e comerciantes que trabalham no interior do Mercado convidam o público, com suas falas, a conhecer de perto esse rico patrimônio cultural do interior do estado do Rio de Janeiro.