CAMPUS CAMPOS GUARUS

Campus Guarus realiza III Festival de Poesia

por admin publicado 19/11/2013 22h46, última modificação 15/12/2017 14h58
O Festival, que vai homenagear o Tropicalismo, acontecerá no dia 25 de novembro, às 17 horas, no auditório Roberto Jorge de Faria, do campus.

Esse ano o festival terá como fio condutor o Tropicalismo, um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas, cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 60. O Tropicalismo, também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art.

A equipe de Língua Portuguesa do campus Guarus já trabalha finalizando os preparativos que antecedem o III Festival de Poesia do campus. O Festival premiará os melhores poemas produzidos pelos alunos e servidores do campus Guarus, além do reconhecimento dos melhores poemas e intérpretes - de servidores e alunos - dos demais campi do Instituto Federal Fluminense, contribuindo positivamente para o acesso à arte, em especial à literária.

Segundo Natan Azevedo, membro da Equipe de Língua Portuguesa, esse ano o Festival contará com uma novidade: “Teremos além do concurso intercampi discente, o concurso intercampi entre servidores. Ao todo são sete unidades participando do evento, são elas: o campus Bom Jesus do Itabapoana, Campos-Centro, Cabo Frio, Itaperuna, Macaé, Quissamã e UEP São João da Barra.”, contou Natan.

Esse ano concorrerão os 20 melhores poemas do campus Guarus às seguintes premiações: melhor poeta, melhor intérprete, 2ª e 3ª melhores poetas; os três melhores poemas de servidores concorrerão aos prêmios de melhor poesia e melhor intérprete.

Já no concurso intercampi as sete melhores poesias dos demais campi concorrerão ao prêmio de melhor poeta intercampus e melhor intérprete intercampus; e na categoria servidor serão três poemas concorrendo ao prêmio de melhor poeta e intérprete.

Para a terceira edição do Festival foram firmadas parcerias com patrocinadores que premiarão os melhores colocados. “Fizemos parceria com a cooperativa Sicoob Cred Rio Norte, patrocinador máster, e com o Fisk Centro de Ensino. Os nossos parceiros aceitaram muito bem o nosso projeto e apoiaram a proposta de forma entusiasmada.” disse Christiane Rodrigues, Diretoria Geral do campus Guarus.

“Estamos felizes em poder fazer parte desse projeto e incentivar o acesso à arte de tantos jovens do Instituto. Para nós é um prazer poder colaborar.” afirmou Neilton Ribeiro da Silva, presidente do Sicoob Cred Rio  Norte.

Para Patrícia Abud, Assessora do Fisk Centro de Ensino, o projeto acrescenta muito a marca: “Não tivemos dúvidas que apoiaríamos esse projeto tão bonito que estimula e oferece aos jovens o contato com a cultura. O vencedor do concurso terá a oportunidade de aprender inglês no Fisk com uma bolsa de 100%”. Disse Patrícia.

"O Festival de Poesia é um momento muito especial para todos nós do campus Guarus. Momento de reunir a comunidade como um todo, momento de recordar o legado de figuras tão importantes para a construção da História do nosso país e também oferecer aos alunos e servidores um contato com a cultura literária. Alegramo-nos com a participação dos discentes e servidores nesse momento tão bonito.” completou Christiane.

Para a professora Aída Ribeiro, que está à frente da organização do Festival junto com a equipe de Língua Portuguesa, o projeto é múltiplo e não se restringe à cultura literária: “No Festival temos além da apresentação de poesias, apresentações de música, dança e teatro. O que possibilita alcançarmos diversos objetivos, como a sensibilização alunos e servidores à arte, e a melhoria da autoestima dos envolvidos com o evento.” finalizou a professora.

A equipe de Língua Portuguesa este ano conta com a participação de: Aída Ribeiro, Cátia Valéria Amaral, Daniela Balduíno, Elaine Junger, Mayara Costa, Natan Azevedo e Rozana Quintanilha.