CAMPUS CAMPOS GUARUS

José Pacheco se reúne com equipe gestora

por admin publicado 26/06/2015 13h30, última modificação 15/12/2017 14h58
Idealizador da Escola da Ponte esteve, na manhã desta sexta-feira, 26, no campus Campos Guarus, num encontro com gestores e educadores do IFFluminense.

Este foi o primeiro compromisso do educador, que estará às 14h30min, em conversa com professores e equipe pedagógica sobre a experiência da Escola da Ponte, a vivência do projeto politécnico do IFF e a formação de professores, no campus Centro; e às 19h, então, ministrará a palestra com o tema "Uma outra Educação é possível, sim!", no auditório Cristina Bastos, do mesmo campus.

Pacheco foi recepcionado com música, apresentada pelos alunos da Licenciatura em Música do campus Guarus, Raphael Leite e Carlos André, juntamente com a professora Raquel Fernandes. Em seguida, o reitor Luiz Augusto Caldas agradeceu a presença do convidado. “Nós ficamos muito honrados e agradecidos por momentos especiais como esse, que nos faz parar para refletir o nosso trabalho, dialogando com alguém que nos traz tanta motivação nesse processo de criação. Os Institutos Federais, lidos daqui a muito tempo, serão o reflexo do nosso pensar/agir pensar/fazer de hoje”, disse o reitor.

Em sua fala, o educador contou que nunca encontrou um país com tanta riqueza pedagógica como o Brasil. “Costumo chocar, digo o que nenhum dos companheiros educadores dizem. Estou aqui para escutar, conversar e convidar. O fundamental hoje é deixá-los desequilibrados”, provocou.

“Sem dúvida, aprendemos muito nessa manhã com um educador que se posicionou de forma crítica em relação a um projeto educacional, e construiu uma proposta ousada, uma outra educação plenamente possível”, disse a diretora geral do campus Guarus, Christiane Rodrigues.

A palestra das 19 horas será aberta ao público em geral e transmitida ao vivo pelo Portal do IFF. Para assistir, basta acessar o endereço http://stream.iff.edu.br/ na hora da palestra. Também será concedido aos participantes presenciais certificado com carga horária de 2 horas, emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

A organização é da Reitoria do IFFluminense com participação da Pró-reitoria de Ensino, dos cursos de Licenciaturas e da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.

Saiba Mais: A Escola da Ponte é uma instituição pública de Portugal que, em 1976, passou por uma profunda transformação em seu processo educativo para um bem diverso da educação dita “tradicional”. Liderado pelo educador José Pacheco, o projeto baseado em três grandes valores - liberdade, responsabilidade e solidariedade-, trata-se hoje de um marco pedagógico estudado no mundo.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 26/06/15)

Conteúdo relacionado