CAMPUS CAMPOS GUARUS

Projetos dos alunos são destaques no II Encontro de Indústria

por admin publicado 15/11/2013 13h43, última modificação 15/12/2017 14h56
O evento foi encerrado com a premiação dos melhores trabalhos da 2ª série e 3ª série do curso Técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio.

O evento, que começou na última terça-feira, contou com programação diversificada, como: palestras, minicursos, oficinas, exposição de trabalhos dos alunos, depoimentos de experiências de profissionais da área e atrações culturais.

Durante os três dias de evento, passaram pelo palco palestrantes da área técnica e de recrutamento/seleção de pessoal, como por exemplo: Edimar Torres – Coordenador de Estágio e Rodrigo Sixel – representante do setor de Recursos Humanos, ambos da Petrobras - Unidade Macaé da Bacia de Campos; Plínio Barreto e Ricardo Leite, respectivamente,  professor e Engenheiro de Telecomunicações, do IFFluminense graduados em Sistema de Telecomunicações pelo campus Campos-Centro.

Um momento muito especial no Encontro aconteceu no segundo dia, quando ouviram os ex-alunos do curso de Eletrônica – Conrado Manhães e Jhony Ferreira – e Gileno Pontes - de Eletromecânica – formados pelo campus Guarus, deram depoimentos sobre suas experiências na área e como a formação contribuiu positivamente para a vida deles. Hoje, eles são estagiários da empresa Oceaneering em Macaé.

O evento contou ainda com apresentações culturais do grupo de dança “Good Dance”, do campus Guarus, que interpretou o Tango Argentino, e do grupo de teatro do campus Itaperuna, que representou, de forma bem humorada, situações comuns em entrevistas de emprego. O grupo “Nós de Teatro” do campus Campos-Centro também deu a sua contribuição na terça-feira mostrando erros comuns cometidos pelos candidatos durante a seleção em empresas.

Emocionada pelo sucesso do evento, a Diretora de Pesquisa e Extensão do campus Guarus, Talita Neme, parabenizou os alunos: “Mesmo diante de tantas dificuldades, quero parabenizá-los pela grande adesão, envolvimento e esforço pelo evento. Vocês mostraram, mais uma vez, que vale a pena todo tempo dedicado para realização do nosso Encontro.”.

Também emocionadas, Marília Dutra e Milena Filadelpho, respectivamente, coordenadoras de Estágio e de Controle e Processos Industriais do campus, falaram ao público: “Nós ficamos emocionados ao vermos que vocês aproveitam e conseguem adquirir conhecimento em eventos assim. Para nós, educadores, vê-los alcançar esses objetivos é muito gratificante.”, disse Marília. “Realmente nos sentimos recompensados quando chegamos ao final e temos esse saldo tão positivo”, acrescentou Milena.

Para o professor da área de Eletrônica, Tiago Tadeu de Sousa, um dos organizadores do evento, o II Encontro atingiu o seu objetivo: “Ao ver esse auditório cheio, temos a certeza que vocês gostaram do Encontro, que foi pensado para esclarecer as muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho, que, às vezes, a experiência em sala de aula não possibilita. Parabéns pela participação! Afinal, esse é evento é de vocês e para vocês!”, concluiu Tiago.

O evento foi encerrado com a premiação dos melhores trabalhos da 2ª série e 3ª série do curso Técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio, os vencedores foram: Da 2ª série , o projeto “Desenvolvendo uma Mão Mecânica” - de Eduarda de Moraes, Geovani Santos, Hyago Santos, Larissa Pacheco e Larissa Precioso; e da 3ª série o projeto “Automação Residencial de Baixo Custo utilizando PIC” de David de Azevedo, Gabriel Fernandes, Jonathan Valverde, Josias Barreto, Kevin Cardin e  Yan Ricardo.