CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

Idosos de Guarus participam de oficina de inclusão digital por meio de projeto do IFF Itaperuna

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 23/08/2017 17h38, última modificação 23/08/2017 17h39
Atividade foi desenvolvida por integrantes do projeto de extensão ELO - Estimulando Links de Oportunidades: uma rede social de colaboração em favor do desenvolvimento local
Projeto Elo em Guarus

Oficina de inclusão digital em Guarus, por meio do Projeto de extensão Elo, do IFFluminense Itaperuna

Idosos que integram o projeto de extensão "Vitalidade", do IFFluminense Guarus, tiverem uma tarde diferente na última terça-feira (22/08). Eles participaram de uma oficina de inclusão digital, com atividades realizadas por meio de jogos de computador, ministrada por voluntários do projeto de extensão "ELO - Estimulando Links de Oportunidades: uma rede social de colaboração em favor do desenvolvimento local", lançado este mês no IFFluminense Itaperuna.

Essa foi a primeira atividade do projeto e serviu como teste para um curso de extensão, com 50 horas de duração, que será ministrado num asilo de Itaperuna, a partir desta semana. Ao todo, participaram da atividade como instrutores voluntários cinco alunos do bacharelado em Sistemas de Informação e dois alunos do Curso Técnico em Informática, além da coordenadora do projeto e diretora-geral do campus, Michelle Maria Freitas Neto.

Na oficina, os idosos aprenderam comandos básicos de informática, com o uso do mouse e teclado. Para isso, foram usados jogos de computador, desenvolvidos no próprio Campus Itaperuna por um dos voluntários do projeto, o aluno de Informática Matheus Rocha.

"Foi uma experiência incrível. Quando chegamos lá, muitos dos idosos não sabiam nem mesmo pegar no mouse. Foi muito gratificante, ao final, ver que eles estavam saindo da aula já conseguindo fazer uma série de comandos básicos. É uma grande vitória para nós. A ideia agora é criar outros jogos, que possam ajudá-los a aprender a usar o computador assim de forma lúdica, se divertindo enquanto aprendem", disse o aluno.

Essa primeira atividade aconteceu no laboratório de informática do Campus Guarus e contou com a participação de  cerca de 50 idosos, divididos em quatro oficinas, durante toda a tarde. Na sexta-feira, será a vez de um grupo de idosos internos do asilo mantido pela Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi) iniciarem o curso de extensão "Inclusão social e digital para a terceira idade". As aulas serão ministradas por alunos de Sistemas de Informação, que atuam de forma voluntária do Elo e também utilizará como base para as aula jogos desenvolvidos especificamente para o curso.

O projeto de extensão Elo iniciou suas atividades neste mês de agosto e prevê a implantação e manutenção de um sistema online para intermediar a identificação de necessidades da comunidade e a busca por soluções que as atendam por meio do trabalho colaborativo e da troca de experiências. Entre seus objetivos está a formação de contatos, na rede social que ficará disponível gratuitamente na internet, para que membros da comunidade possam conhecer e também se oferecer para contribuir voluntariamente em demandas culturais, esportivas, sociais, educacionais e de infraestrutura apresentadas por instituições públicas e/ou beneficentes da região, sendo as escolas estaduais e municipais o principal foco de atenção do projeto.