CAMPUS MACAÉ

Congresso

Abralin em Cena encerra as atividades nesta sexta-feira

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 16/09/2016 13h59, última modificação 16/09/2016 13h59
Congresso de Linguística foi fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Linguística e o IFFluminense.
Mesa-redonda Abralin em Cena

As professoras Maria Isaura, Vania Dutra e Leonor Werneck com a mediadora Magda Martins.

O congresso da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), sediado no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense iniciou seu último dia com uma mesa-redonda sobre “A interdisciplinaridade como ferramenta do ensino da educação básica.” com as professoras doutoras Maria Isaura Rodrigues, da UERJ-FFP, Vania Dutra, da UERJ/UFF e Leonor Werneck da UFRJ.

A professora Isaura mostrou a experiência de interdisciplinaridade, realizada em uma escola, a partir do texto “Morte e vida severina”. Vania Dutra falou sobre o trabalho da leitura de textos de acordo com as especificidades de cada disciplina. “Os professores precisam ensinar a ler o gênero próprio de sua disciplina”, enfatizou ela.

A professora Leonor Werneck deu exemplos de como trabalhar a interdisciplinaridade por meio de textos sobre as diferentes matérias. Em seguida, ela e o professor Fábio André Coelho lançaram o livro "Ensino de produção textual".

Os grupos temáticos desta tarde tratam de produção textual, gêneros textuais e ensino, leitura na e para a escola, material didático, ensino de línguas e experiências interdisciplinares.

Para a professora Simone Daumas, uma das organizadoras do evento, o Abralin em Cena está sendo uma oportunidade única para o aperfeiçoamento dos professores de línguas no interior. “As palestras foram de grande qualidade. Pudemos rever a nossa prática pedagógica e pensar nos rumos que vamos tomar na atualidade”, disse ela.