CAMPUS MACAÉ

Histórico

Informações sobre a história da instituição.

O Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos) encontra-se às margens da Lagoa de Imboassica, uma localização contemplada com a proximidade de empresas e multinacionais ligadas ao setor petrolífero. Por sua referência em educação, a instituição atende à comunidade local e a municípios vizinhos.

Em 1987, a Prefeitura de Macaé doou o terreno de 51 mil m² e, após convênio firmado entre MEC/SETEC e a Petrobras, deu-se início à construção do prédio com total responsabilidade financeira dessa estatal. No dia 29 de julho de 1993, o prédio foi inaugurado e as atividades escolares iniciadas em 30 de agosto do mesmo ano.

Inicialmente, abrigou dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletrônica e Eletromecânica, com o total de duzentos e setenta alunos. Hoje conta com Ensino Médio Integrado, Cursos Técnicos, Programa de Ensino para Jovens e Adultos – PROEJA, Curso Superior e Pós-Graduação. 

Os cursos técnicos oferecidos são os de Eletrônica, Eletromecânica, Automação Industrial, Informática, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. De nível superior, os Bacharelados em Engenharia de Controle e Automação Industrial e Engenharia Elétrica e Licenciatura em História. O PROEJA compreende o curso técnico em Logística e é direcionado para quem possui o Ensino Fundamental completo.

Para as aulas práticas, os alunos são encaminhados aos laboratórios como os de Automação Industrial, Máquinas Elétricas, Pneumática Industrial, Instrumentação, Controle de Processos, Metrologia, Ajustagem e Soldagem., Laboratório IF Maker e Laboratório de Simulação. Além dos laboratórios de Física, Informática, Química e Biologia.

Na área de pós-graduação Stricto Sensu conta com o Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, com as linhas de pesquisa na área de Sustentabilidade Regional. 

A Instituição também oferece cursos de extensão, através de convênios e parcerias.

registrado em: Apresentação, Campus Macaé