CAMPUS MACAÉ

Biblioteca cria espaço sustentável no campus Macaé

por Juliana Marinho publicado 05/07/2016 16h16, última modificação 05/07/2016 16h18
Campus Macaé ganha novo espaço de interação, o Lounge Sustentável, criado a partir da reutilização de materiais que seriam descartados.
Lounge_sustentável5.jpg

Espaço está localizado no hall da Biblioteca e é aberto a toda comunidade do campus.

Na tarde desta terça-feira, dia 5, a equipe da Biblioteca do campus Macaé inaugurou o espaço de interação “Lounge Sustentável”. Para a criação, foram reaproveitados livros desatualizados e danificados, que iriam para descarte, e restos da obra do novo prédio. A ideia, segundo o coordenador, Henrique Barreiros Alves, é contribuir para a preservação do meio ambiente e motivar a comunidade do campus para que reflita sobre a reutilização de materiais que geralmente são jogados no lixo.

Com pufes feitos de impressos inservíveis, carretel de fio transformado em mesa e quadros de avisos de estrados de madeira, o espaço vem chamando a atenção dos estudantes e recebendo, aos poucos, novos detalhes decorativos a partir da criatividade dos bolsistas do setor. “Nossa iniciativa pretende ser um estímulo para o incremento de outras ações institucionais no mesmo sentido, principalmente neste momento em que devemos levar em consideração, além do meio ambiente, ações economicamente viáveis”, comentou o coordenador.

A Semana Nacional do Meio Ambiente serviu de inspiração para a concepção do projeto, uma vez que, instituída pelo Decreto Federal 86.028, traz em seu artigo 2º a finalidade de “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País”. Além disso, a criação do lounge faz uma ligação com o curso técnico de Meio Ambiente oferecido na instituição, cujo perfil do profissional perpassa a questão da atuação na sociedade de forma responsável e proativa diante de situações ambientais diversas, que envolvam aspectos sociais e econômicos.

O espaço está localizado no hall da Biblioteca, no bloco G, e é aberto a alunos, servidores e funcionários que queiram conhecer e aproveitar para relaxar nas horas de intervalo.