POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Tecnologia

Protótipo desenvolvido pelo Polo de Inovação realiza vídeo inspeção para concessionária da região

por Comunicação Social da Reitoria. publicado 12/02/2019 13h45, última modificação 12/02/2019 17h21
Trabalho realizado com o dispositivo possibilitou mais eficiência e redução de custos em inspeção.
Protótipo desenvolvido pelo Polo de Inovação realiza vídeo inspeção para concessionária da região

Projeto vem sendo desenvolvido desde abril de 2018.

 Um dispositivo desenvolvido com apoio do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) do IFF foi utilizado para uma vídeo inspeção da concessionária Águas do Paraíba, no dia 24 de janeiro de 2019, em Campos. O protótipo percorreu 85 metros dentro de uma galeria parcialmente obstruída que provocava afundamento da pavimentação na avenida José Alves de Azevedo, no Parque Rosário. 

 O aparelho foi construído pela startup Roveq, empresa incubada na Tec Campos. O projeto contou com financiamento da Embrapii, Polo de Inovação e do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. A startup, criada pelo ex-aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação do IFF e atual aluno do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Thiago Rodrigues, foi contratada para a prestação do serviço para a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município

 O robô possui câmera à prova d'água e utiliza de configuração modular adaptável ao ambiente de inspeção. O procedimento foi um teste operacional do dispositivo, e possibilitou à equipe filmar e fotografar as paredes internas e condições estruturais do trecho, percorrendo uma tubulação de 800 mm de diâmetro e identificando o local exato e as condições da galeriaApós conclusão do relatório técnico com identificação das anomalias encontradas e suas localizações, a empresa de saneamento pôde então executar obras de correção com o mínimo de impacto na comunidade. 

 O diretor-geral do Polo de Inovação, Rogério Atem, explica que o projeto nasceu da ideia de "desenvolver um robô de inspeção que se adaptasse à realidade brasileira, com custos condizentes com essa realidade", pontuando que os robôs importados atualmente utilizados nesse procedimento não se adaptam com as especificidades das galerias brasileiras ou possuem custo muito elevado. 

 Thiago conta que o projeto vem sendo desenvolvido desde abril de 2018, com uma equipe formada pelos alunos Juliana Karl Araújo,  João Pedro Marcelino Terra e Leonardo Fernandes, sob coordenação do professor William da Silva Vianna. "O equipamento de robótica de inspeção de dutos está em sua fase final de projeto com inserções em ambiente real para análises de desempenho e ajustes finais", frisou.