CAMPUS QUISSAMÃ

Campus Quissamã realiza homenagem ao Barão de Monte Cedro

por Campus Quissamã com Comunicação Social da Reitoria publicado 11/09/2017 13h07, última modificação 12/09/2017 16h22
Evento é uma parceria entre o IFFluminense, a Essentia Editora e a Prefeitura Municipal de Quissamã.
Campus Quissamã realiza evento em homenagem ao Barão de Monte Cedro

Engenho Central de Quissamã, cuja instalação foi resultado da atuação do Barão de Monte Cedro junto a produtores rurais do Norte Fluminense e à Corte do imperador D. Pedro II.

O município de Quissamã receberá na próxima sexta-feira, dia 15 de setembro de 2017, o evento que não só homenageia o Barão de Monte Cedro e sua trajetória como visionário da agroindústria para todo o país, mas também conta com o relançamento de seu livro "Estudos Agrícolas". O objetivo é propiciar discussões sobre vocações regionais, agroindústria no Norte Fluminense e o papel do Instituto Federal Fluminense no desenvolvimento local e regional.

As atividades programadas terão início às 9 horas, com a Cerimônia de Homenagem ao Barão no auditório do Campus Quissamã, seguida de três mesas-redondas. O encerramento acontecerá na Praça Matriz de Quissamã, às 21h, com o relançamento do livro.

O livro “Estudos Agrícolas”, que consta do catálogo de Obras Raras da Biblioteca Nacional, será relançado pela Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense, como volume 3 da Série Memórias Fluminenses, cujo objetivo é a publicação ou republicação de livros referenciais para a história, a memória e as identidades culturais no âmbito das regiões de atuação do IFF, de forma a possibilitar a ampliação do conhecimento e compreensão da territorialidade fluminense. A obra clássica de autoria de João José Carneiro da Silva, o Barão de Monte Cedro, foi originalmente publicada em dois volumes, nos anos de 1872 e 1875.

O Barão de Monte Cedro, filho e irmão de dois membros influentes da elite brasileira ao longo do século XIX – primeiro e segundo Viscondes de Araruama –, formou-se no prestigiado curso de Ciências Jurídicas da Faculdade do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, onde foi colega de turma de dois ex-presidentes da Primeira República, Campos Salles e Prudente de Morais. Ao longo de sua vida, destacou-se na produção agrícola, no beneficiamento de insumos do campo e na vida política do interior da antiga província do Rio de Janeiro; deixou quase uma dezena de livros publicados antes de falecer prematuramente, em 1882, com apenas 41 anos de idade.

O relançamento ocorrerá em um território local que inspira a própria obra e que, atualmente, vem se reinventando numa conjuntura de crise econômica e buscando suas próprias raízes fortemente fincadas na produção agropecuária e no beneficiamento de insumos do campo. Historicamente, este mesmo território abrigou o Engenho Central de Quissamã, cujo parque industrial, que atualmente se encontra em ruínas, foi o primeiro gerido em regime de cooperativa na América do Sul. A instalação do engenho foi resultado da atuação do Barão de Monte Cedro junto a produtores rurais do Norte Fluminense e à Corte do imperador D. Pedro II.

No dia 12 de setembro de 2017, na mesma semana em que acontecerá o relançamento da obra do Barão de Monte Cedro, comemoram-se os 140 anos de fundação da velha Usina de Quissamã, cuja comunidade local hoje luta para o seu tombamento.

Aline Estaneck, diretora-geral do IFF Quissamã, afirma que a instituição “deseja contribuir para o desenvolvimento local e regional valorizando as vocações regionais e, portanto, é chegada a hora de levantarmos discussões acerca das perspectivas da Agroindústria e da Agricultura Familiar no Norte Fluminense e como o Instituto Federal Fluminense pode fazer parte desse avanço”, ressalta.

Confira a programação na imagem abaixo:

Programação evento Barão de Monte Cedro