Notícias

Mundo do Trabalho

Estudantes do IFF vão participar do PorTodos Jovens do Porto do Açu

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/04/2024 15h58, última modificação 22/04/2024 16h54
Colaboradores: Thaís Muglia/IFF
Programa foi lançado e vai contar com 10 jovens do Curso Técnico Integrado em Transporte Aquaviário do IFF Campus Avançado São João da Barra.
Estudantes do IFF vão participar do PorTodos Jovens do Porto do Açu

Jovens iniciarão jornada no mundo do trabalho por meio de parceria entre IFF, Porto do Açu e Prefeitura de São João da Barra (Foto: Rodrigo Otal/IFF).

 O lançamento do Programa “PORTODOS Jovens, a Jornada de Aprendizagem com foco na juventude sanjoanense” foi realizado no dia 18 de abril de 2024, no Açu Hotel, na praia do Açu, em São João da Barra-RJ.

 Por meio do programa, 10 alunos do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Transporte Aquaviário do IFF Campus Avançado São João da Barra atuarão como jovem aprendiz na empresa Porto do Açu. Pela primeira vez, o curso contará como formação teórica do programa que possui foco na valorização da mão de obra local, desenvolvimento regional, diversidade e inclusão e atenção e retenção.

 Além dos alunos, também estiveram presentes no evento o diretor-geral do IFF SJB, Gláucio Pereira, o diretor de Pesquisa e Extensão do IFF SJB, Pedro Henrique, o diretor de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFF, Fernando Rufino, além dos responsáveis pelos alunos, gestores das empresas do Porto do Açu e representantes da Prefeitura de São João da Barra.

 A estudante Luciana Lopes, que terá sua experiência prática junto ao time da Engenharia, está animada. “É uma oportunidade única que minha mãe e minha avó não tiveram, por exemplo. Então eu espero poder ser um exemplo para aqueles que vierem depois de mim e aproveitar essa chance extremamente importante para nós jovens, que não conhecemos muito ainda sobre o mercado de trabalho”, pontuou.

 O CEO do Porto, Eugênio Figueiredo, destacou a importância de cada um contribuir com o que tem de melhor. “É super importante ter a comunidade próxima, e sendo um desenvolvimento muito importante para região, é nosso papel, nossa missão, alavancar nossos projetos, mas também impulsionar e desenvolver aqueles que vivem nesse espaço, nesses sonhos, de crescimento junto com a gente. Então a gente se define aqui como o Porto de portas abertas”.

 A gerente de RH, Viviane Menini, disse que estava feliz e orgulhosa de fazer parte de um programa como esse. “Eu gostaria muito de dar a mensagem principal para vocês, o quanto é importante ações que a gente olhe para a juventude local e consiga se aproximar de vocês, atraindo, gerando desenvolvimento, aprendizagem e abrindo um rol de oportunidades para vocês, e mostrando que o Porto é possível. Programas como esse combatem e ajudam e muito na evasão escolar, na atratividade do estudo contínuo e faz a diferença na vida de cada um de vocês e de nós também”.

 Em seguida, o diretor João Braz reforçou que o Porto atua na educação desde cedo e a ideia é se aproximar cada vez mais da comunidade. Quem também falou um pouco foi a superintendente de Trabalho e Renda da prefeitura, Gleide Gomes. “Nós, como governo, somos responsáveis por toda a qualidade de vida de todas essas pessoas, nosso papel e desafio nisso tudo é muito grande. Parcerias como essa são fundamentais. Uma cidade portuária é uma cidade que movimenta pessoas, não só do Brasil, mas de outros lugares do mundo, e ocupa no país um lugar de muita importância e destaque. Em nome da prefeitura municipal de São João da Barra eu quero agradecer a todos vocês envolvidos nesse projeto, seja como mentores, professores, empreendedores e também como familiares, e a vocês, jovens, que tenho certeza que estão dando o máximo de vocês, que passam a ser espelhos para que outros jovens queiram estar onde vocês estão ”.

 Para finalizar, Fernando Rufino, diretor de Desenvolvimento Institucional do IFF, ressaltou a importância da parceria e colaboração que transformam a comunidade local e suas vidas. “Obrigado aos alunos por levarem o nome da instituição e do programa e trazer esse orgulho para todos nós, da importância do papel de vocês, do desenvolvimento e aprendizado, e de toda jornada que vão levar para vida e para toda experiência dentro do ambiente profissional que irão se inserir. Essa é uma oportunidade única”.

Saiba Mais

 O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000), atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas de grande e médio porte.

 Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, com as leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.

 A primeira edição do Portodos Jovens contou com a mobilização de 500 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas de São João da Barra. O desafio inicial da empresa foi estimular o interesse dos estudantes pelos cursos técnicos oferecidos pelo IFF, para que eles possam participar da jornada completa. Na segunda edição, o programa contará com 60 estudantes do IFF dos cursos de Transporte Aquaviário e Petróleo e Gás para integrar um desafio de gamificação.

 Na etapa final, 10 jovens que se destacarem serão selecionados para o programa Jovem Aprendiz, com direito a bolsa auxílio e acesso para a trilha desenvolvimento, com mentoria nas instalações do complexo industrial. Após cumprirem a primeira etapa prática da jornada, os jovens seguirão para a fase seguinte que será o Programa de Estágio.

 O programa começou no final de 2023, com um trabalho de divulgação nas escolas municipais, o que gerou um aumento no número de inscrições no IFF. Os jovens iniciarão como jovens aprendizes, com a possibilidade de crescimento para estagiário técnico, estagiário superior, entre outras possibilidades.

Expectativa dos jovens

 Entre os jovens aprendizes do Programa está Thabata Rangel. Ela conta que em novembro de 2023 teve a surpresa de saber que o Porto estava interessado em desenvolver esse projeto com a turma do 3º ano. “Foi uma experiência muito legal para todo mundo, a gente pode ver de perto como funciona esse mundo do Porto. Nosso curso é muito técnico, voltado para logística, e a gente pode ver como funciona na prática, então eu espero e acredito que vai ser muito bom ver na prática como funciona esse universo”.

 O aluno Roger Machado, também ficou sabendo do projeto no final de 2023. “Eu fiquei muito nervoso, ansioso, mas consegui participar e hoje fazer parte do Porto do Açu. Agora é focar no futuro e trazer o melhor para mim e para a empresa também”.