CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Especialização

Aula inagural marca início de Pós-graduação em Cultura, Patrimônio e Educação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2017 14h56, última modificação 18/10/2017 15h08
Evento será realizado no Campus Santo Antônio de Pádua com palestra de professor da UFF e é aberto a todos os interessados.
Aula inagural marca início de Pós-graduação em Cultura, Patrimônio e Educação

A Aula Inaugural do Curso de Pós-graduação em "Cultura, Patrimônio e Educação: diálogos no território" será realizada no auditório do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua, nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 18h.

O evento contará com a palestra “Reflexões acerca dos saberes e expressões culturais no horizonte recente das políticas públicas no Brasil”, ministrada pelo professor Wallace de Deus Barbosa, doutor em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ, docente do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT-UFF). Também está programada a apresentação cultural do grupo Caxambu, com a dança de origem africana, o jongo.

O curso, oferecido pela primeira vez no Instituto, vai iniciar com turma cheia, sendo 35 alunos. “Teremos estudantes de municípios do entorno de Pádua e várias pessoas que trabalham na Educação com interface na cultura”, explica Aline Portilho, coordenadora do curso, enfatizando a grande procura pela pós. “Nossa expectativa é poder atender a esse público, que tem uma demanda por qualificação nesta área. Queremos ampliar o debate sobre cultura e ter intervenções no território a partir de produções e trabalhos da própria pós-graduação”, destaca.

As aulas serão ministradas a cada 15 dias, às sextas-feiras à noite e aos sábados durante o dia, na sede do campus, além de visitas técnicas. O curso também tem caráter multicampi com professores de diversas unidades do IFF.

"Para o IFF Pádua é uma grande conquista, pois estamos proporcionando uma verticalização, haja vista termos na região licenciaturas e outros diversos cursos superiores, tanto públicos como particulares”, destaca Arthur Rezende, diretor do campus, acrescentando que o processo seletivo foi muito disputado pela carência de oferta pública de especialização lato sensu. “Essa pós também é uma inovação, haja vista ser multicampi e ter um caráter extensionista", finaliza.

Clique na imagem acima para ler o convite.