CAMPUS
SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Pesquisa
A Pesquisa do IFFluminense busca o fortalecimento da pesquisa aplicada na instituição, utilizando como estratégia, avaliações externas qualificadas, fomento para bolsas de discentes, do técnico à pós-graduação, e para servidores, além da viabilização de infraestrutura física e de pessoal nos campi, principalmente no Polo de Inovação.
A melhor qualificação dos projetos e dos pesquisadores aumenta a capacidade institucional na captação de recursos em órgãos de fomento nacionais e internacionais, assim como permite maior integração com o setor produtivo na prestação de serviços tecnológicos e de projetos de inovação, principalmente quando ocorre a integração da pesquisa à extensão e ao ensino. O fortalecimento da pesquisa no IFFluminense resulta em um diferencial na formação dos acadêmicos interessados em uma investigação científica aplicada, com a possibilidade de uma educação complementar diferenciada. (PDI 2023-2028, p.44)
Conheça aqui os projetos de pesquisa em andamento no IFF Pádua e Centro de Referência de Cordeiro
• Fatores que impactam na Cidadania Organizacional dos servidores do Instituto Federal Fluminense
Pesquisador: Professor Me. Roberto da Silva Lanes Projeto Pesquisa
Resumo: Apesar da busca constante do IFFluminense por uma construção democrática de seus órgãos colegiados, observa-se a ausência de candidaturas de alguns segmentos de servidores, em alguns núcleos, para as cadeiras a eles direcionadas. Desta forma, muitas vezes, constata-se um esforço dos servidores em cargos de gestão na construção de argumentos que consigam motivar a participação e completar a representação dos colegiados. Diante desta realidade, sabendo que os espaços de representação são fundamentais para gestão democrática, apesar de não serem parte das atividades obrigatórias vinculadas à descrição dos cargos presentes na instituição, sob a ótica da Cidadania Organizacional, torna-se importante identificar os motivos que estão fazendo com que os servidores não se sintam interessados em participar dos espaços abertos a eles. Como metodologia de pesquisa, será utilizado o procedimento de levantamento, onde após a confecção de um formulário, o mesmo será encaminhado ao e-mail institucional de todos os servidores do IFFluminense. Espera-se, como resultado, a identificação dos fatores que contribuem para motivar a participação, bem como os que desmotivam a participação, dos servidores nos espaços democráticos dos colegiados.
• Processo de Formação do Técnico em Administração: Um olhar sobre o desenvolvimento de suas capabilidades analíticas no Noroeste Fluminense (RJ)
Pesquisadora: Professora Dra. Larissa Alves Sincorá
Resumo: Este projeto de pesquisa científica propõe investigar as capabilidades analíticas (estatísticas, em negócio e em tecnologia da informação) do discente Técnico em Administração, com foco em seu processo de formação acadêmica e aplicação de suas competências na prática profissional. Espera-se com este estudo, descrever e sistematizar informações acerca do processo de formação das capabilidades analíticas no estudante do curso Técnico em Administração, examinadas dentro da perspectiva da abordagem analítica (do inglês, Business Analytics), com vistas a identificar possíveis gap’s (lacunas) em relação ao que falta para que este estudante esteja efetivamente preparado para aplicar as referidas competências, habilidades e atitudes no exercício de sua profissão, oportunizando a identificação de óbices e de facilitadores no emprego da abordagem analítica, sobretudo, em empresas do Noroeste Fluminense (RJ). Haja vista, que se verifica um ascendente interesse das organizações por profissionais que obtêm o produto de análises provenientes de ferramentas de TI e, combinam esses dados com conhecimentos específicos da área de negócios em que atuam, gerando visões, insights, decisões e resultados positivos em termos de desempenho (CARILLO, 2017; CARILLO et al., 2018).
• PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO: COMPREENDENDO A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SUAS CAPABILIDADES ANALÍTICAS NO NOROESTE FLUMINENSE (RJ)
Pesquisadora: Professora Dra. Larissa Alves Sincorá
Resumo: Este projeto de pesquisa científica propõe investigar as capacidades analíticas[1] (estatísticas, em negócio e em tecnologia da informação) dos Graduandos em Administração, com foco no processo de formação acadêmica e aplicação de suas competências na prática profissional. Espera-se com este estudo, descrever e sistematizar informações acerca do processo de formação das capabilidades analíticas no estudante de Bacharelado em Administração, examinadas dentro da perspectiva da abordagem analítica (do inglês, Business Analytics), com vistas a identificar possíveis gap’s (lacunas) em relação ao que falta para que este estudante esteja efetivamente preparado para aplicar as referidas competências, habilidades e atitudes no exercício de sua profissão, oportunizando a identificação de óbices e de facilitadores no emprego da abordagem analítica, sobretudo, em empresas do Noroeste Fluminense (RJ). Haja vista, que se verifica um ascendente interesse das organizações por profissionais que obtêm o produto de análises provenientes de ferramentas de TI e, combinam esses dados com conhecimentos específicos da área de Gestão & Negócios em que atuam, gerando visões, insights, decisões e resultados positivos em termos de desempenho a essas corporações (CARILLO, 2017; CARILLO et al., 2018).
• Neurociências: conhecer para melhor viver
Pesquisador: Professora Ma. Simone Augusto Silva
Me. Theo Goulart Bravo Santos Pinheiro
Resumo: A espécie humana, a partir do uso da racionalidade, vem promovendo significativas modificações no seu habitat de forma a suprir as suas demandas. Nesse processo, a própria espécie também se modifica, nessa complexa dinâmica que abarca também as relações sociais e ambientais na expressão dos comportamentos humanos. De modo a investir esforços na compreensão do ser humano a partir de uma perspectiva mais ampla, o presente trabalho objetiva estudar o funcionamento do sistema nervoso, desde os aspectos de constituição aos de comunicação e expressão de comportamentos, típicos e/ou atípicos, na espécie humana. Além disso, conhecer os principais tratamentos e seus mecanismos de ação em quadros neuroatípicos que geram prejuízos no desenvolvimento também se insere como objetivo de estudo. Trata-se de uma proposta interdisciplinar, que engloba aspectos biológicos, químicos, antropológicos, psicológicos, sociais, entre outros, fundamentais para o desenvolvimento do projeto.
• Filosofia e resolução de problemas. Como o conhecimento filosófico pode ajudar os jovens a solucionarem, de maneira mais profunda, os problemas do seu cotidiano?
Pesquisador: Professor Me. Carlim Silva Paravidino
Resumo: O estudo da filosofia nos permite compreender o mundo em que vivemos. O aprofundamento nesse tipo de conhecimento possibilita uma formação das mais esclarecedora, mais ainda do que as ciências históricas. Por quê? Simplesmente porque a quase totalidade de nossos pensamentos, de nossas convicções, e de nossos valores, se inscreve, sem que o saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das ideias. É indispensável compreendê-las para aprender sua lógica, seu alcance e suas implicações. A presente pesquisa buscará responder algumas indagações tais como: quais as características do pensamento dos jovens brasileiros do século 21(da geração Alfa) sobre a Filosofia? O que os jovens pensam sobre filosofia hoje? Qual a opinião deles sobre isso? Qual a influência da filosofia na vida dos jovens do século 21? Será que ela existe? Quem influência mais a vida dos jovens hoje em dia: os filósofos ou os influencers? A filosofia pode ajudar os jovens a viverem melhor e a resolverem seus problemas e ampliarem sua visão de mundo? Teria a filosofia o poder de mudar a capacidade perceptiva dos jovens de hoje em dia, diante dos problemas que eles enfrentam?
• Confecção de materiais didáticos por meio de impressão 3D
Pesquisadora: Professora Ma. Karina Modesto Monteiro
Professora Valeria Rodrigues Valle
Resumo: Diante da necessidade de fornecer uma educação integral e participativa, onde o aluno é protagonista e o professor o auxilia no processo de aprendizagem, este projeto tem a finalidade de fornecer um auxílio para as aulas com a produção de materiais didáticos (como modelos de células, figuras geométricas tridimensionais, relevo, entre outros) por meio de impressão 3D. Estes materiais servirão de apoio às disciplinas do curso técnico de automação industrial do IFF Campus Santo Antônio de Pádua e também para escolas da comunidade externa.
• Redação Nota 1000: de redator a leitor
Pesquisador: Professor Dr. Vagner Leite Rangel
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de referência nacional para ingresso no mais alto grau de ensino da República – o ensino superior. Como se sabe, os dados da educação brasileira ainda apresentam números aquém das habilidades necessárias para produção textual do Enem, que, por sua vez, exige do candidato a produção de um texto dissertativo-argumentativo, isto é, é preciso apresentar dados, fatos e conhecimento que estejam relacionados ao eixo temático e à tese apresentada pela banca. Anualmente, o número de alunos que mal conseguem interpretar o tema proposto é considerável, bem como se nota que muitos alunos desenvolvem a redação no estilo papagaio de pirata – modelos são decorados e, com sorte, bem ou mal empregados no dia. Em suma: é muito pouco para um aluno do Ensino Médio, que tem, aproximadamente, três anos para se preparar. Por tudo isso, este projeto propõe-se a transformar o aluno em leitor de redações nota 1000. Com isso, buscar-se-á o ensino do gênero textual em questão a partir de modelos já validados pelo próprio INEP. Espera-se diminuir a ânsia de decoreba e, ao mesmo tempo, difundir o prazer da leitura e do raciocínio lógico-matemático, a fim de que os participantes tomem gosto por aquilo que é característico dos tempos modernos – o poder de reflexão e debate por meio de exposição de ideias.
• IFFOLHA PÁDUA - JORNALISMO ESCOLAR COM FOCO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA
Pesquisador: Professor Dr. Vagner Leite Rangel
Resumo: É um projeto de extensão, com proposta de trabalho baseada na formação holística discente. Para isso, objetiva-se a criação de um jornal no campus Santo Antônio de Pádua, a fim de promover o desenvolvimento integral discente em vários áreas da vida social - áreas que, por sua vez, fazem parte do jornalismo tal qual o conhecemos fora da escola. Com o projeto, busca-se o estímulo à leitura, à pesquisa, bem como a promoção da diversidade de opinião. Essa iniciativa pretende envolver ativamente toda a comunidade do campus Pádua: docente, discente e técnico-administrativo, bem como a comunidade externa. Dessa forma, a ideia do projeto é promover o trabalho em equipe, com foco na informação relevante à comunidade local, bem como no estímulo ao uso do próprio conhecimento discente, para construção do IFFOLHA PÁDUA. Com isso, espera-se a formação do hábito da leitura e da crítica acerca das questões sociais.
• Redação Nota 1000: de redator a leitor
Pesquisador: Professor Dr. Vagner Leite Rangel
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de referência nacional para ingresso no mais alto grau de ensino da República – o ensino superior. Como se sabe, os dados da educação brasileira ainda apresentam números aquém das habilidades necessárias para produção textual do Enem, que, por sua vez, exige do candidato a produção de um texto dissertativo-argumentativo, isto é, é preciso apresentar dados, fatos e conhecimento que estejam relacionados ao eixo temático e à tese apresentada pela banca. Anualmente, o número de alunos que mal conseguem interpretar o tema proposto é considerável, bem como se nota que muitos alunos desenvolvem a redação no estilo papagaio de pirata – modelos são decorados e, com sorte, bem ou mal empregados no dia. Em suma: é muito pouco para um aluno do Ensino Médio, que tem, aproximadamente, três anos para se preparar. Por tudo isso, este projeto propõe-se a transformar o aluno em leitor de redações nota 1000. Com isso, buscar-se-á o ensino do gênero textual em questão a partir de modelos já validados pelo próprio INEP. Espera-se diminuir a ânsia de decoreba e, ao mesmo tempo, difundir o prazer da leitura e do raciocínio lógico-matemático, a fim de que os participantes tomem gosto por aquilo que é característico dos tempos modernos – o poder de reflexão e debate por meio de exposição de ideias.
• Explorando o mundo do trabalho: conhecendo e entendendo diferentes profissões
Pesquisadora: Professor Dra Geisa Pereira Marcilio Nogueira
Resumo: O projeto Explorando o Mundo do Trabalho: Conhecendo e Entendendo Diferentes Profissões visa proporcionar aos estudantes uma experiência educativa única, ajudando-os a descobrir e compreender diversas carreiras. Através de atividades interativas, palestras e pesquisas, os alunos têm a oportunidade de conhecer a realidade do mercado de trabalho, suas exigências e possibilidades. Com foco no desenvolvimento pessoal e na orientação vocacional, o projeto busca preparar os jovens para tomar decisões conscientes sobre seu futuro profissional, conectando-os com profissionais de diferentes áreas. Assim, contribui para uma formação mais completa e alinhada aos seus interesses e habilidades.
• Protótipo de lançador de bolas de tênis de mesa
Pesquisadores: Professor Dr. Emerson da Mota Saint Clair Professora
Professora Ma. Karina Modesto Monteiro
Resumo: O projeto visa difundir e potencializar a prática do tênis de mesa na escola numa perspectiva interdisciplinar no IFFluminense, Campus Santo Antônio de Pádua. Desenvolvendo um protótipo de lançador automatizado de bolas de tênis de mesa na escola. Espera-se que o projeto contribua para ao desenvolvimento técnico, cognitivo, socioafetivo, cultural e ambiental de discentes do IFFluminense, Campus Santo Antônio de Pádua e de futuras escolas públicas parceiras no município; espera-se também que o protótipo viabilize a difusão da prática do aprendizado, aperfeiçoamento e treinamento do tênis de mesa nas escolas do município; promova a prática da atividade esportiva, bem como a integração, sociabilização, criticidade e autonomia.
• Neuroquímica: conheça-te a ti mesmo
Pesquisadora: Professora Ma. Simone Augusto Silva
Resumo: A espécie humana, a partir do uso da racionalidade, vem promovendo significativas modificações no seu habitat de forma a suprir as suas demandas. Nesse processo, a própria espécie também se modifica, nessa complexa dinâmica que abarca também as relações sociais e ambientais na expressão dos comportamentos humanos. De modo a investir esforços na compreensão do ser humano a partir de uma perspectiva mais ampla, o presente trabalho objetiva estudar o funcionamento do sistema nervoso humano, desde os aspectos de constituição aos de comunicação e expressão de comportamentos. Trata-se de uma proposta interdisciplinar, já que além da química, conhecimentos da biologia, antropologia, anatomia, psicologia, entre outros, também serão fundamentais para o seu desenvolvimento.
• Participa IFF: oportunidades presentes para futuras realizações
Pesquisadores: Alexandre Willian Dias Ferreira
Professora Ma.. Karina Modesto Monteiro
Resumo: Este projeto de pesquisa parte da necessidade de reverter a queda de inscritos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFF Pádua e a readequação dos meios de comunicação para o público adolescente. Com a chegada da era digital, os olhares das empresas se transformaram e com a evolução dos meios de comunicação e publicidade, o marketing de influência também evoluiu. O projeto, além de ter como objetivo principal contribuir no aumento de inscritos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio a partir de ferramentas que criaram uma maior interação entre instituição e seu público-alvo. O projeto de pesquisa tem como parceira o setor de comunicação do campus e os canais oficiais de divulgação. Os produtos de comunicação transmitidos durante o projeto serão divulgados nos canais oficiais de comunicação do campus IFF Pádua e os resultados da pesquisa por meios de banner e eventos de pesquisa e extensão.
• Bioconcreto: quando os microrganismos são ajudantes da obra
Pesquisadores: Professora Dra. Marcia Regina de Souza
Professor Me. Rafael da Silva Hortêncio
Alunos: Carlos Eduardo Cardoso Eccard; Larissa de Souza Almeida; Marcos Paulo Bezerra Quintao Cardoso; Thiago Ramos Muniz Pinheiro
Resumo: O conhecimento sobre os seres vivos é há muito usado para facilitar a vida da nossa sociedade. Atualmente, as bactérias produtoras de biofilmes compostos por carbonato de cálcio têm chamado atenção dos pesquisadores na área de infraestrutura, uma vez que, a adição de cápsulas bacterianas à substância cimentante transforma o concreto tradicional em um bioconcreto, com capacidade de autocura. Ao ser formada uma fissura no bioconcreto, as bactérias ali presentes são expostas à atmosfera, o que desencadeia a produção de calcário, preenchendo o espaço onde habitam e, consequentemente, reparando o dano. O presente trabalho tem como objetivo compreender a utilização de microrganismos em substâncias cimentantes aplicadas à engenharia civil e, divulgar as informações obtidas utilizando linguagem adaptada ao público adolescente. Para tal, estão sendo feitas pesquisas e rodas de conversa sobre o tema e, com base nos dados obtidos, construída uma história em quadrinhos que apresenta, em linhas gerais, os principais conceitos acerca do bioconcreto auto-regenerável.
• Entendendo injustiças estruturais através da interseccionalidade de diferentes marcadores sociais
Pesquisadora: Julianna Guimaraes Ladeira
Resumo: Essa pesquisa visa contribuir para a formação de uma geração mais inclusiva de jovens que reconheçam as desigualdades e injustiças que infelizmente ainda são, para muitas pessoas, invisíveis. Para tal serão estudados os conceitos de gênero, raça, classe, preconceito, lugar de fala, racismo estrutural e patriarcado, considerando sempre a interseccionalidade. A metodologia conta com reuniões semanais quando os conceitos serão discutidos a partir de uma leitura, um tema atual ou algum recurso audiovisual. A partir da metade do projeto a escolha os discentes terão papel mais ativo na organização dos encontros. Os bolsistas deverão praticar a escrita ao longo do projeto e é esperado que apresentem suas reflexões na semana acadêmica do IFF e em evento organizado pela FAPERJ. Além disso, auxiliarão na organização dos eventos anuais previstos em calendário do IFF Pádua, como, por exemplo, o novembro negro.
• Da Guerra ao Terror
Pesquisador: Professor. Me. Diego Gobo Porto
Resumo: O presente projeto propõe como ponto de partida a reflexão acerca dos atos terroristas cometidos por radicais islâmicos e da reação conduzida pelo Ocidente, particularmente os Estados Unidos. O recorte temporal vai de 2001 a 2023. Nesse período, receberão especial atenção os ataques mais emblemáticos: o 11 de Setembro e os recentes ataques à França. Procurar-se-á identificar os grupos terroristas que neles atuaram e a forma como estão estruturados, compreender suas motivações – para além do que divulgaram em vídeos ou do que lhes foi imputado pelo Ocidente –, analisar a relação que estabelecem com o Islamismo e a reação do Ocidente. A partir disso, expressões como radicalismo, extremismo, fundamentalismo, terror islâmico, Oriente e Ocidente, dentre outras, que fazem parte desse universo discursivo, serão problematizadas. Ao analisar a relação com o Islamismo, o aluno se deparará com a necessidade de compreender os alicerces dessa religião, o que remonta ao seu surgimento, ainda no século VII. Esse entendimento é de suma importância para se compreender a apropriação que dela fizeram e a sua utilização como justificativa para os ataques terroristas.
• Permanência e êxito de estudantes cotistas no IFF Pádua: limites, desafios e potencialidades.
Pesquisadores: Me. Elton John da Silva Santiago
Professor Me. Alexandre de Oliveira Mieli
Resumo: A presente pesquisa parte da premissa de que somente as políticas de acesso, como a Lei 12.711/2012, não são suficientes para garantir a permanência de alunos cotistas nas Universidades e Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Tampouco o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem se mostrado suficiente para proporcionar as condições adequadas para a permanência e êxito de alunos cotistas nestas instituições. Assim, tendo o Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense como objeto de estudo, buscaremos demonstrar os limites, os desafios e as potencialidades das políticas de permanência e êxito na instituição. Para isso, serão utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de pesquisa, como a análise de leis, decretos e documentos oficiais, aplicação de questionários e produção de relatórios.
• A música na formação acadêmica como parte integrante da formação do indivíduo
Pesquisador: Me. Fernando Cerutti Aguiar
Resumo: A proposta visa organizar e incentivar o uso do laboratório de Arte e Cultura/ Estúdio de música do Campus Santo Antônio de Pádua por meio de projetos musicais a serem desenvolvidos no campus com o objetivo de promover a musicalização no ambiente escolar e pesquisar o interesse musical dos discentes atuantes na instituição para identificar a percepção dos jovens em relação a integração entre desenvolvimento acadêmico e artístico, propondo necessidades de apoio e investimento para os próximos anos.
• ETHNOIFF
Pesquisador: Dr. Fabio Rodrigo Penna
Resumo: O projeto ETHNOIFF se propõe a ser um instrumento antirracista de conscientização étnico-racial em prol das humanidades. Por meio de estudos e discussões, via método remoto e/ou híbrido, sobre inclusão, alteridade, diversidade e empoderamento, seu objetivo é o desenvolvimento de pensamentos que possam resultar em traduções de ações afirmativas pessoais e coletivas. Para tal, a partir da análise de discursos, já que a linguagem perpassa por todos os campos do conhecimento, a pesquisa relacionará diferentes áreas do saber, no intuito de oferecer uma discussão multidisciplinar sobre artes, cultura, patrimônio, educação, ética, política e as relações de poder que se constituem através dos meios e mediações sociais.